Direito a educação, universalização e qualidade: cenários da Educação Básica e da particularidade do Ensino Médio

Authors

  • Monica Ribeiro da Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.41441

Keywords:

Políticas Educacionais, Ensino Médio, Direito à Educação

Abstract

O texto faz inicialmente uma discussão conceitual sobre direito à educação. Em seguida, aborda a problemática que cerca esse direito com base no que determinam a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e o Plano Nacional de Educação 2014-2024. Traz dados sobre a oferta da educação básica e os analisa à luz do princípio constitucional do direito e do dever do Estado. A partir dessa análise discute a problemática da universalização do Ensino Médio e do acesso à escola por parte das juventudes brasileiras. 

Published

2016-05-18

How to Cite

Silva, M. R. da. (2016). Direito a educação, universalização e qualidade: cenários da Educação Básica e da particularidade do Ensino Médio. Jornal De Políticas Educacionais, 9(17/18). https://doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.41441

Issue

Section

Articles