AÇÕES DESENVOLVIDAS EM ESCOLAS POR LICENCIANDOS NO ÂMBITO DE SUBPROJETOS PIBID E DE CURSOS DE LICENCIATURA

LIDIANE LIMANA PUIATI, Eduardo A. Terrazzan

Resumo


Apresentamos neste artigo um paralelo entre ações desenvolvidas em escolas por licenciandos no âmbito de Cursos de Licenciatura e no âmbito de Subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para isso, realizamos entrevistas com 10 Coordenadores de Área de Subprojetos PIBID de uma Instituição de Educação Superior (IES) federal, grupos focais com 28 licenciandos participantes de Subprojetos PIBID da mesma IES e analisamos 10 textos dos Subprojetos por Área Disciplinar PIBID. Em síntese, podemos afirmar que há diversas atividades desenvolvidas pelos Bolsistas de Iniciação à Docência no âmbito de Subprojetos PIBID, sendo mais recorrente o planejamento e implementação de atividades didáticas em escolas. Tais atividades variam desde oficinas com temas diversos e isolados entre si, até um conjunto de atividades didáticas sequenciadas sobre determinado assunto para desenvolvimento em aulas. As atividades desenvolvidas em escolas no âmbito de participações em disciplinas de Cursos de Licenciatura são, em sua grande maioria, observações pontuais em aulas e planejamento e implementação de atividades didáticas pelos licenciandos. Traçando um paralelo entre as atividades desenvolvidas nesses dois âmbitos de formação, podemos afirmar que ambos priorizam a organização e o desenvolvimento de atividades didáticas. No entanto, pelo relato dos próprios envolvidos nas atividades desses dois âmbitos – os licenciandos – o PIBID se destaca, pois oportuniza conhecer a escola durante um período prolongado e vivenciar a sala de aula como típicos professores de Educação Básica.


Palavras-chave


Curso de Licenciatura; PIBID; Escola de Educação Básica

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.41880

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Contatos: +55 41 35356264

E-mail: jpe@ufpr.br