DEBATE PÚBLICO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Abelardo Bento Araújo

Resumo


Neste artigo, procura-se refletir a respeito das implicações do debate do tema da qualidade da educação no Brasil, na imprensa, num contexto de inserção da qualidade como dimensão do direito à educação. A base da discussão é o conceito de democracia como governo por meio do debate, proposto por Amartya Sen (2011), a partir do qual o autor postula a importância do papel da imprensa na discussão dos problemas vividos pela sociedade. Problematiza-se o contraste entre a assunção da voz do Estado pela imprensa e a escuta das diferentes vozes na definição da qualidade da educação ante a necessidade de incorporar essa dimensão ao direito à educação.

Palavras-chave


Debate público; Qualidade da educação; Imprensa.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v8i15.37094

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Contatos: +55 41 35356264

E-mail: jpe@ufpr.br