O perfil dos profissionais do magistério da Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Diana Cristina de Abreu

Resumo


O artigo, partindo de uma categorização dos profissionais que exercem atividades docentes e não-docentes na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, estabelece um perfil dos profissionais na capital paranaense. Os dados publicados são parte da dissertação de mestrado, concluída em 2008, pela autora, e apresentada na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação do Curso de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná, intitulada “Carreira e perfil do profissional do magistério na Rede Municipal de Ensino de Curitiba: História e impacto da política brasileira de valorização do magistério”. Para a construção do perfil utilizou-se a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego e informações fornecidas ao Sindicato dos Servidoresdo Magistério Municipal de Curitiba pelas Secretarias Municipais de Educação e Recursos Humanos. Assim considerou-se para as análises a distribuição dos profissionais por sexo, idade,escolaridade, tempo de serviço, número de vínculos na RME e enquadramento na carreira.

Palavras-chave


Perfil do magistério; Educação Básica; Profissionais da Educação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v3i5.17351

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Contatos: +55 41 35356264

E-mail: jpe@ufpr.br