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A universidade e o curso de Pedagogia: os desafios da produção do conhecimento e a relação com a Escola Básica

Regina Cely de Campos Hagemeyer

Resumo


no presente artigo aborda-se o novo curso de Pedagogia, a partir da palestra proferida ao final da XXi semana de Ensino e Pesquisa de Educação na UFPr (2008), na qual focalizamos o tema central do evento, referente ao papel da Universidade pública hoje. Destaca-se de forma breve, a origem da universidade como lugar de conhecimento, para caracterizar a conformação da universidade no Brasil, trajetória na qual se evidenciam as iniciativas de anísio Teixeira e Darcy ribeiro, que mesmo frustradas por períodos de ditadura, são marcos que apontam para uma universidade autônoma e voltada aos problemas educacionais nacionais. Considerando essas posições, contextualiza-se o curso de Pedagogia, os equívocos e ambigüidades na construção de sua identidade em direção a uma formação crítica, e buscando concepções/direcionamentos frente às necessidades do ensino e formação na sociedade atual. situa-se o conceito de pedagogo unitário presente na proposta atual da UFPr, vigente desde 1996, que é reiterado e ampliado na nova proposta, considerando osdesafios educacionais da contemporaneidade e a superação dos problemas da Escola Básica. Busca-se caminhar para a construção de movimentos compartilhados e colaborativosde estudo, pesquisa e extensão, que tendem a contribuir para a produção de conhecimento educacional, formando profissionais solidários e qualificados para o enfrentamento dos problemaseducacionais, contrariamente à fragmentação histórica da universidade brasileira.

Palavras-chave


Universidade; Produção de Conhecimento; Curso de Pedagogia; Escola Básica; University; Production of knowledge; Course of pedagogy; Basic school

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v2i4.15026