Políticas Públicas de Avaliação da Educação Superior: conceitos e desafios

Maria Amélia Sabbag Zainko

Resumo


o artigo dedica-se a analisar as implicações da avaliação externa no ensino superior. Para isto resgata a trajetória da discussão da avaliação no Brasil, desde seus primórdios no contexto do regime militar, passa pelo debate no período da redemocratização e a proposição de um Plano de avaliação institucional das Universidades Brasileiras. Finalmente analisa os contornos que a avaliação assume na década de 1990 e os limites e possibilidades da constituição de uma cultura de avaliação no âmbito da regulamentação do sistema de avaliação da Educação superior – sinaEs.

Palavras-chave


Ensino Superior; SINAES; Avaliação Educacional; Higher Education; Educational Evaluation

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v2i4.15024

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Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Publicado por el Núcleo de Política Educativa (NuPE) y por la línea de investigación en Políticas Educativas del Programa de Posgrado en Educación (PPGE / UFPR), de la Universidad Federal de Paraná (UFPR).

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