O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE
DOI:
https://doi.org/10.5380/geografar.v18i2.84112Palavras-chave:
Território, Pesquisa, Estado da Arte, Ensino de Geografia, Epistemologia.Resumo
Neste texto é apresentado o Estado da Arte das pesquisas em ensino de Geografia que abordaram a categoria espacial de território, a partir da análise dos artigos publicados em periódicos nacionais, considerando toda a série histórica disponível de forma on-line até o ano de 2016. O objetivo é investigar a série histórica destas publicações possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de Geografia que versaram a respeito do lugar. Foram localizados 1.458 artigos acerca do ensino de Geografia, sendo 35 destes referentes ao território, em 187 periódicos avaliados na área de Geografia, considerando-se o QualisCapes dos periódicos quadriênio 2013-2016. Os resultados estão discutidos em dois momentos, o primeiro como um perfil quantitativo e o segundo a partir do tratamento qualitativo, por meio do método de Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Por fim, por ser considerada uma atividade árdua e complexa, o Estado da Arte desenvolve uma ação bastante criteriosa e reflexiva.
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