O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v18i2.84112

Palabras clave:

Território, Pesquisa, Estado da Arte, Ensino de Geografia, Epistemologia.

Resumen

Neste texto é apresentado o Estado da Arte das pesquisas em ensino de Geografia que abordaram a categoria espacial de território, a partir da análise dos artigos publicados em periódicos nacionais, considerando toda a série histórica disponível de forma on-line até o ano de 2016. O objetivo é investigar a série histórica destas publicações possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de Geografia que versaram a respeito do lugar. Foram localizados 1.458 artigos acerca do ensino de Geografia, sendo 35 destes referentes ao território, em 187 periódicos avaliados na área de Geografia, considerando-se o QualisCapes dos periódicos quadriênio 2013-2016. Os resultados estão discutidos em dois momentos, o primeiro como um perfil quantitativo e o segundo a partir do tratamento qualitativo, por meio do método de Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Por fim, por ser considerada uma atividade árdua e complexa, o Estado da Arte desenvolve uma ação bastante criteriosa e reflexiva.

Biografía del autor/a

Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Professor Adjunto do Departamento de Geociências, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPEdu), na Universidade Estadual de Londrina. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2015). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012). Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2008), Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2010), Especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras pelo Instituto Dimensão (2010), Especialista em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Pedagógica - Uniandrade (2012). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e em Multiculturalismo (GEPEM) - CNPQ. Atuando principalmente nos seguintes temas: métodos e práticas em ensino; inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais; formação inicial e continuada de professores; educação inclusiva; processos de ensino e de aprendizagem, direitos humanos, termas sociais emergentes para a educação.

Publicado

2023-12-27

Cómo citar

Fonseca, R. L. (2023). O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE. REVISTA GEOGRAFAR, 18(2), 270–285. https://doi.org/10.5380/geografar.v18i2.84112

Número

Sección

Artigos