Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista REVISTA GEOGRAFAR?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Todos os artigos, resenhas e entrevistas submetidos à Revista Geografar são analisados, preliminarmente, pelo Conselho Editorial.  Nessa etapa, observar-se-á se os originais estão em conformidade com as normas de formatação, foco e escopo da revista, bem como de suas linhas de pesquisa, contribuindo, sobretudo, para a ciência geográfica. Uma vez pré-aprovados, são remetidos a dois pareceristas, que por meio de avaliação cega, darão parecer, indicando correções e aprovando ou não a publicação da submissão.

IMPORTANTE: após a submissão do artigo no sistema da revista não será permitido realizar quaisquer alterações na autoria do mesmo, seja inclusão de autor/coautor, seja na ordem dos autores. 

Para realizar submissões, é necessário fazer cadastro no site (http://revistas.ufpr.br/geografar/user/register), preencher corretamente os dados requeridos, seguindo as instruções para envio do arquivo referente ao texto, que deve atender às seguintes dimensões e formatos:  

  1. Artigos: Texto resultante de pesquisa (bibliográfica, empírica, documental, experimental), preferencialmente concluída, destacando a fundamentação teórico-metodológica, apresentando reflexão teórica que aprofunde um tema ou nova abordagem importante para o debate acadêmico no âmbito da ciência geográfica e de áreas afins. O artigo deve apresentar procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados, com o mínimo de 15 páginas e o máximo de 25 páginas.
  2. Entrevistas: Entrevistas inéditas, que tragam contribuições para a reflexão geográfica, com o mínimo de 03 páginas e o máximo de 10 páginas.
  3. Notas: Notas de pesquisas inéditas, que apresente contribuições à ciência geográfica, com o mínimo de 02 páginas e o máximo de 05 páginas. 
  4. Resenhas: Texto que apresente uma apreciação crítica de uma obra que apresente contribuições à ciência geográfica, com o mínimo de 02 páginas e o máximo de 05 páginas.

Resultados parciais de pesquisas em andamento, reflexões teórico-metodológicas de caráter inicial ou textos que resultem de compilação bibliográfica, sem que se revele claramente a contribuição do autor, não são aceitos para publicação.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Todos os autores, obrigatoriamente, deverão VERIFICAR AS NORMAS, e os textos deverão estar em conformidade para que sejam submetidos. Uma vez realizada a submissão, aceitam-se os seguintes termos: 

    1. A contribuição é inédita e original.
    2. Não está sendo avaliada por outra revista.
    3. Recomendamos, preferencialmente, até três autores. Em caso de mais de três autores, enviar declaração de contribuição individual.
    4. Não serão publicados dois ou mais artigos de um mesmo autor (ou co-autor) em um mesmo número da revista.
    5. Os nomes dos autores e qualquer outra possibilidade de identificação da autoria (identificação do autor nas propriedades do documento, indicação de fonte que identifique o autor em figuras e mapas, entre outros) não devem fazer parte do arquivo submetido.
    6. O arquivo para submissão está em formato Microsoft Word, Openoffice, no formato (*.doc).
    7. Recomenda-se que os autores busquem assessoria linguística de um profissional (revisores e/ou tradutores certificados em língua portuguesa e inglesa) antes de submeterem originais que possam conter incorreções e/ou inadequações morfológicas, sintáticas, idiomáticas ou de estilo. Originais identificados com incorreções e/ou inadequações morfológicas ou sintáticas serão devolvidos antes mesmo de serem submetidos à avaliação quanto ao mérito do trabalho e à conveniência de sua publicação.
    8. O artigo está em concordância com as todas as normas da revista (principalmente os itens citações e referências), disponíveis nas Diretrizes para Autores. Estou ciente de que, caso o Conselho Editorial identifique tais incorreções, o artigo será devolvido antes mesmo de ser encaminhado para avaliação por pares.
    9. O trabalho submetido deve estar adequado aos seguintes eixos temáticos do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná:
     
    • Produção do Espaço e da Cultura.
    • Paisagem e análise ambiental. 
  2. INSTRUÇÕES PARA REDAÇÃO DOS TEXTOS:

    A Comissão Editorial da Revista Geografar estabelece as seguintes instruções para apresentação dos textos originais:   

    Os textos deverão ser digitados em formato A4, fonte Times New Roman, justificado, em corpo 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, sem recuos e espaçamento de parágrafos. O número máximo de páginas inclui mapas, tabelas, quadros, figuras, notas e referências.

    1)                 Título: o cabeçalho deve estar em negrito e contemplar a discussão que será proposta no texto, devendo obrigatoriamente ser apresentado em português (em corpo 14) e em inglês (em corpo 12). Quando houver resumo numa terceira língua, deverá, obrigatoriamente ser enviado o título traduzido na mesma língua (em corpo 12).

    2)                 Resumo: O resumo deverá contemplar uma síntese da discussão e dos resultados desenvolvidos no texto. Deve ser escrito em português e em inglês (abstract), sendo opcional a redação do resumo em uma terceira língua. O formato do resumo será: Times New Roman, em corpo 11, justificados, sem recuo, em espaçamento simples, contendo entre 150 e 300 palavras.

    3)                 Palavras-chave: As palavras-chaves (mínimo 3 e máximo 5), deverão acompanhar o resumo e abstract, sendo também traduzidos.

    4)                 Expressões de destaque: Expressões ou trechos de seu texto, aos quais o autor queira dar destaque, devem estar sublinhadas. Expressões em latim ou de origem estrangeira devem vir em itálico, conforme os exemplos: just in time, environnement, tripalium, et al, courte-mail.

    5)                 Elementos complementares: mapas, figuras, quadros, imagens e fotos, deverão ser encaminhados em formato digital JPG, GIF, TIF, em resolução mínima de 300 DPI, não excedendo o tamanho de 23 x 16 cm. Devem ser acompanhados de título em negrito na parte superior e fonte e data na parte inferior. Estas informações devem ser redigidas em Times New Roman, corpo 10, centralizadas e em espaçamento simples.

    6)                 Notas explicativas: Quando necessárias, as notas de rodapé deverão ser inseridas na página em que forem indicadas.

    7)                 Referências bibliográficas: Times New Roman, justificado, corpo 12, em espaçamento simples, sem recuos e entre uma referência e outra. Padrão ABNT NBR 6023/02.

    a)                  No corpo do texto: Citações indiretas deverão ser indicadas em caixa alta e baixa. Citações diretas devem acrescentar a paginação, ano e autor. Quando possuírem até três linhas, devem ser mantidas no corpo do texto, conforme os seguintes exemplos:

    Lencioni (2011) indica que a busca pela compreensão das mudanças recentes que têm ocorrido na metrópole vem trilhando vários caminhos alternativos.

    O espaço é concebido como um conjunto indissociável de sistemas de objetos e ações (SANTOS, 2008).

    De acordo com Lefébvre, “as três noções, forma, função e estrutura devem ser utilizadas igualmente”, (LEFÉBVRE, 1971: 189).

    “Através do emprego lógico desses conceitos na análise se chega a um movimento mais profundo e mais real”, (LEFÉBVRE, Ibid).

    Marx (2013 [1967]) já havia contemplando que a exploração da força de trabalho assalariada é a condição básica da acumulação do capital mediante relações de produção já de natureza capitalista.  

    Quando as citações possuírem mais de 3 linhas, devem ser recuadas à esquerda 4cm, fonte Times New Roman, em corpo 11, justificada, espaçamento simples, conforme exemplo:

    As sazonalidades dos climas tropicais continua um só e mesmo regime. No entanto, o total de precipitações anuais é de duas a cinco vezes maior nos altiplanos com cerrados do que nas terras colinosas das depressões interplanáticas ou encostas de serras secas (AB’SÁBER, 2003: 39).

    Havendo mais de uma obra com o mesmo sobrenome, publicada no mesmo ano, deverão ser acrescentadas as letras do alfabeto em minúsculo, após o ano da publicação, por ordem de citação nas referências apresentadas ao final do texto. Exemplo: (HARVEY, 2013a), (HARVEY, 2013b), (HERVEY, 2013c).

    b)                 Ao final do artigo: No item Referências, as citações devem seguir a seguinte formatação:

     

    Livro:

    SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Ano de publicação. Título e subtítulo em itálico. Número da edição. Local: Editora, ano da publicação e páginas do capítulo referenciado.


    Ex: SANTOS, MILTON. A natureza do espaço.  III Ed. São Paulo: Editora Edusp, 2008, p.45-60.

    Capítulo de livro:

    SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do capítulo em itálico. In: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es) ou organizador(es). Título em itálico: subtítulo. Local: Editora, ano da publicação, Páginas do capítulo referenciado.


    Ex: LENCIONI, Sandra. Referências analíticas para a discussão da metamorfose metropolitana. In: LENCIONI, Sandra. VIDAL-KOPPMANN, Sonia. HIDALGO, Rodrigo. PEREIRA, Paulo Cesar Xavier. Transformações sócio-territoriais nas metrópoles de Buenos Aires, São Paulo e Santiago. I Ed. São Paulo: Editora Fauusp, 2011, p. 51-60.

     

    Artigo de periódico: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Data de publicação. Título do artigo e subtítulo em itálico. Título da revista, local, número do volume, ano, páginas inicial-final do artigo referenciado.

    Ex: PINTAUDI, Silvana Maria. Para uma leitura das formas de comércio varejista na cidade. Revista Cidades, Presidente Prudente, v. 07, 2010, p. 11-190.

    Em meio eletrônico: As consultas eletrônicas, devem, necessariamente conter as informações sobre a página acessada entre (Parênteses), bem como o link da página consultada que devem no corpo da citação estar “disponível em:”, e a “data de acesso”. 
    Ex.: IBGE, Instituito Brasileiro de Geografia e Estatística. Mapa do mercado de trabalho no Brasil. Disponível em: (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/mapa_mercado_trabalho/default.shtm), data de acesso: 04 de outubro de 2016.

  3. OBSERVAÇÕES:

    Assumo inteiramente a responsabilidade de autoria do trabalho, ciente das implicações legais que podem advir em caso de PLÁGIO (Lei 9610/98 Lei de preservação dos direitos autorais do Código Civil Brasileiro) e estou ciente de que, em caso de aceite do artigo, terei que assinar uma Autorização para Publicação, que será publicada junto ao artigo, na página eletrônica da revista.

    Todo o processo de submissão e acompanhamento da avaliação é feita através da página da Revista Geografar no Sistema Eletrônico de Revistas.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de email neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.