O ENSINO DE GEOGRAFIA SOBRE A SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NAS CIDADES BRASILEIRAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v15i1.65346

Palabras clave:

Ensino, Geografia, Segregação, Cidades.

Resumen

 

As cidades brasileiras apresentam desafios, no que se refere ao espaço urbano, que não são indiferentes à realidade do processo de ensino-aprendizagem na educação básica, sobretudo quando estudados pela compreensão da Geografia. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivos entender o que pode ser estudado na escola básica quando o assunto é segregação socioespacial e contribuir para a orientação da mediação didática do professor de Geografia ao trabalhar esse assunto. Apresentam-se duas sínteses sobre as principais ideias acerca da segregação socioespacial, defendidas por autores estrangeiros e brasileiros, conforme Negri (2008) e Araújo (2017). Foram feitas algumas problematizações e sugestões sobre como mediar conhecimentos geográficos relacionados ao tema segregação socioespacial para a educação básica, como base nas proposições de Cavalcanti, (2014) e Portela, (2017). As ideias apresentadas reafirmam a importância da permanência do conhecimento geográfico em todos os níveis da Educação Básica bem como a indicação de que, sem entender o que é segregação socioespacial, as crianças e jovens perderão a possibilidade de se desenvolverem como cidadãos atuantes na cidade.

 

Biografía del autor/a

Mugiany Oliveira Brito Portela, Universidade Federal do Piauí -UFPI

Professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação de Geografia da UFPI. Trabalho com o ensino de Geografia, Geografia da População e temáticas relativas ao curriculo de Geografia na Educação Básica.

Publicado

2020-07-31

Cómo citar

Portela, M. O. B. (2020). O ENSINO DE GEOGRAFIA SOBRE A SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NAS CIDADES BRASILEIRAS. REVISTA GEOGRAFAR, 15(1), 44–60. https://doi.org/10.5380/geografar.v15i1.65346

Número

Sección

Artigos