FLORESTA


 

A revista FLORESTA foi criada em 1969 pelo Centro de Pesquisas Florestais da Faculdade de Florestas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Esse Centro foi responsável pela sua publicação até 1987. A partir de 1988, a revista passou a ser publicada pela Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná que, em convênio com a Universidade Federal do Paraná, conta com o suporte técnico-científico dos docentes dos departamentos afins com os cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Florestal.

Revisores ad hoc ligados à área florestal da UFPR, de outras universidades, de instituições de pesquisa e de empresas contribuem, apreciando os trabalhos submetidos a essa revista.

A partir de 2008, passa de uma publicação quadrimestral para trimestral, publicando 80 artigos por ano. Admite artigos originais de contribuição científica em ciência florestal e áreas afins, em português, espanhol e preferencialmente em inglês.  

Após o aceite, os artigos submetidos em Português ou Espanhol deverão ser traduzidos para o Inglês para sua publicação, sendo de responsabilidade dos autores as providencias para a tradução.

 

 

Admite artigos nas áreas de Conservação da Natureza, Economia e Política Florestal, Manejo Florestal, Silvicultura e Tecnologia da Madeira. Tem como principal missão promover e divulgar o desenvolvimento da Ciência Florestal no Brasil e no mundo.

 

Os trabalhos publicados na revista FLORESTA são de inteira responsabilidade dos autores, cientes de que são artigos originais, ficando implícito que o mesmo não tenha sido submetido para publicação em nenhum outro veículo de divulgação.

 

Fica explícita a concordância dos autores às normas da revista, bem como, no desenvolvimento do trabalho, a observância dos aspectos éticos e o respeito à legislação vigente do copyright.

 

Taxas e cobranças 

A Revista Floresta é um períodico gratuito de acesso aberto, por isso não cobramos taxas de submissão nem de publicação. 


v. 52, n. 3 (2022): Edição Especial Comemorativa dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal - UFPR

Este número especial foi proposto pela Comissão Organizadora do evento comemorativo dos cinquenta anos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná – 1972-2022.  Essa data é motivo de muito júbilo para a comunidade acadêmica florestal e para todos os 857 profissionais que obtiveram seus títulos de mestres e 568 de doutores neste programa, pioneiro no ensino da pós-graduação em ciências florestais no Brasil, assim como no ensino da graduação em Engenharia florestal. A maioria desses profissionais é integrante dos professores dos inúmeros cursos de Engenharia florestal e dos centros de pesquisa e órgãos ambientais que vêm lutando bravamente para aprimorar a ciência e manejar os recursos florestais do país e de vários outros países, principalmente da América Latina e África.

Esta edição quer deixar como legado para as próximas gerações um pouco da história (contada por um dos fundadores do programa – professor Sylvio Péllico Netto) de como tudo começou, quais os principais personagens responsáveis por dar início e continuidade a essa grande e profícua jornada, apresentando também informações da evolução do quadro de professores e discentes titulados ao longo dessas cinco décadas.

Completando essa edição comemorativa, a comissão editorial está publicando um artigo científico de cada linha de pesquisa do programa – Silvicultura, Manejo de florestas nativas e plantadas, Tecnologia e utilização de produtos florestais, Conservação da natureza e Economia, administração, legislação e política florestal, tendo como autores ex-alunos titulados pelo programa e hoje se encontram lecionando em cursos de Engenharia Florestal de instituições públicas de ensino. Essa foi a forma de homenagear simbolicamente todos os 1425 mestres e doutores que passaram por esta instituição e deixaram seu legado para o avanço da ciência florestal no Brasil.

Boa leitura!  

Sumário

Artigo Especial

Sylvio Péllico Netto, Daniela Biondi
PDF
402-421

Artigos

Luciana Duque Silva, Antonio Rioyei Higa, Paulo Alfonso Floss, Dorli Mario Da Croce, Marcos Deon Vilela de Resende, José Nivaldo Garcia, Henrick Spiecker, Hans-Peter Khale
PDF
422-435
Saulo Jorge Téo
PDF
436-456
Elder Eloy, Dimas Agostinho da Silva, Bralio Otomar Caron
PDF
457-465
Ana Paula Donicht Fernandes, Vitor Afonso Hoeflich, Pedro José Steiner Neto
PDF
466-477
Angeline Martini, Daniela Biondi, Antonio Carlos Batista
PDF
478-490