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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO

O trabalho submetido será analisado primeiramente pelo Editor, para revisão de escopo e normas, e não estando rigorosamente nas normas será arquivado.


Em seguida será encaminhado aos Editores Científicos para a primeira análise de conteúdo, e se necessário será devolvido ao(s) autor(es) para ajuste, ou recusado por falta de mérito. O artigo que atender as normas será submetido à avaliação de no mínimo dois revisores ad hoc. Ao(s) autor(es) caberá a tarefa de implementar sugestões/correções dos revisores, ou justificar o que não é de sua concordância.
Caberá ao Conselho Editorial, após avaliação dos revisores ad hoc, arbitrar sobre a publicação ou não do artigo.

A revista FLORESTA não publica nota técnica nem artigo de revisão.

Etapas de avaliação dos artigos enviados para a Revista Floresta:  

Etapa 1 SUBMISSÃO: Quando os autores inserem o trabalho no Portal da Revista Floresta. Nessa etapa é feita uma triagem para verificar se o artigo atende as diretrizes e normas da revista;  

Etapa 2 - AVALIAÇÃO: Indicação do(a) Editor(a) de área e designação dos(as) revisores iniciando o processo de avaliação do artigo; 

Etapa 3 - ACEITO: Finalizado o processo de avaliação e atendendo as normas e diretrizes da Revista Floresta o artigo é ACEITO; 

Etapa 4 - EDIÇÃO: Após o trabalho ser ACEITO será encaminhado para a fila de edição, onde ficará aguardando a definição da data de publicação 

Etapa 5 - PUBLICAÇÃO: definição da data de publicação e comunicado aos autores  

“A Revista FLORESTA não se responsabiliza pelas opiniões emitidas pelos autores dos textos, as opiniões são de responsabilidade exclusiva dos autores.”

Os autores devem listar e citar apropriadamente os trabalhos que serviram de base para o desenvolvimento da pesquisa.

Os autores devem fornecer informações, quando for o caso, sobre as fontes de financiamento da pesquisa, em agradecimento ao final do artigo.

 

SUBMISSÃO

Os artigos deverão ser submetidos para avaliação através do Sistema Eletrônico de Revistas (SER). Clique aqui para enviar seu artigo

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 

O número limite de autores é 6 (seis), sem excessões. 

O artigo deverá ser enviado em formato compatível com Microsoft-Word e seguir a formatação abaixo: 

Formatação do artigo 

Formato da página A4; espaçamento de texto: simples; margens: superior 3,0 cm, inferior 3,0 cm, esquerda 2,5 cm e direita de 2,5 cm; tamanho 10, fonte times new roman, alinhamento justificado, recuo especial na primeira linha de 1,25 cm em cada parágrafo, espaçamento simples, número de páginas: máximo de 10, incluindo tabelas e figuras.

Todos os itens (introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusões e referências) devem estar em negrito à esquerda, não numerados e em caixa alta. Quando houver subitens, deverá ser obedecida a seguinte ordem: o primeiro subitem deverá ser em negrito, em caixa baixa, somente a primeira inicial maiúscula; o segundo subitem igual ao primeiro sem negrito. Não é permitido o uso de anexos.

 

TÍTULO: centralizado, sem negrito, em caixa alta, em fonte tamanho 14, não ultrapassando 20 palavras.

AUTOR(ES): essas informações não devem constar na versão da submissão, só serão inseridas no momento para publicação, mas devem ser cadastradas no Sistema Eletrônico de Revistas (SER) no ato da submissão.

É necessário que seja encaminhada a descrição detalhada de contribuição de cada um dos autores do artigo como DOCUMENTO SUPLEMENTAR. Para acessar o modelo de Declaração de Contribuição dos autores clique aqui

RESUMO E ABSTRACT: as palavras resumo e abstract somente com as iniciais maiúsculas, centralizadas e em negrito, e os seus textos redigidos num único parágrafo, não excedendo 250 palavras, fonte 9, times new romam, recuo do texto em 1 cm esquerdo e direito. No final do resumo e do abstract devem ser incluídas até cinco palavras-chave/keywords, diferentes das contidas no título do artigo. No início do abstract deve constar o título do artigo em inglês e em itálico.

INTRODUÇÃO: deve obrigatoriamente apresentar a(s) hipótese(s) e o(s) objetivo(s) do trabalho. Nomes científicos, quando citados pela primeira vez no texto, devem ser escritos na íntegra: gênero, espécie e autor(es). Siglas e abreviaturas, ao aparecerem pela primeira vez no artigo, devem ser colocadas entre parênteses, precedidas do nome por extenso. As citações devem seguir o sistema de nome e ano (ver REFERÊNCIAS).

MATERIAL E MÉTODOS: artigos que envolvam plantas e outras formas de vida (fungos, insetos etc.) devem apresentar o número de registro de tombamento em instituições que mantêm coleções científicas de acesso público. A omissão acarretará a recusa do manuscrito.

As fórmulas e equações devem ser inseridas com a função Equation do Word.

RESULTADOS: tabelas e figuras deverão ser incluídas ao longo do texto, com títulos em caixa baixa, exceto a letra inicial, em português e em inglês. As tabelas devem ser produzidas em editor de texto (Word) e não podem ser inseridas no texto como figuras. As figuras, compostas por gráficos, fotografias e mapas, sem sombreamento e sem contorno. As dimensões (largura e altura) não devem ser maiores que 15 cm, sempre com orientação da página na forma retrato, com legendas na fonte Times New Roman, não-negrito e não-itálico. Mapas devem ter escala gráfica.A soma do número de figuras e de tabelas não deve ultrapassar oito.

DISCUSSÃO: a discussão deve ser apresentada em item separado dos resultados. As citações devem seguir o sistema de nome e ano (ver REFERÊNCIAS).

CONCLUSÕES: devem ser organizadas em forma de itens e não se admite citações bibliográficas.

AGRADECIMENTOS: se houver.

REFERÊNCIAS

  • Pelo menos 70% das referências devem ser datadas dos últimos 10 anos;
  • O número de referências não deve ultrapassar a 25;
  • Não serão admitidas citações de teses, dissertações, monografias, trabalhos de conclusão de curso ou trabalhos publicados em eventos científicos. 

As citações que estiverem em texto corrente devem estar em caixa baixa e as entre parênteses, em caixa alta. Quando houver três ou mais autores, a citação será feita utilizando-se “et al.”(em itálico). Todos os autores deverão ser citados nas referências. Ex.: Martins (2009); Campos e Leite (2009); Wendling et al. (2014); (LARCHER, 2006); (BARBOSA; FARIA, 2006); (VENDRAMINI et al., 2011). Quando houver mais de uma referência do mesmo autor em um mesmo ano, essas deverão ser distinguidas por letra minúscula após a data. Ex.: Machado (2011a); Machado (2011b).

As referências bibliográficas devem estar em ordem alfabética, seguindo as normas da ABNT- NBR - 6023, assim como outros aspectos não contemplados nesta normativa, conforme exemplos abaixo:

a) Livro:

TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. de; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2 ed. 2009, 624 p.

b) Capítulo de livro:

MARTINS, F. R.; BATALHA, M. A. Formas de vida, espectro biológico de Raunkiaer e fisionomia da vegetação. In: FELFILI, J. M.; ENSENLOHR, P. V.; MELO, M. M, da R. F. de; ANDRADE, L. A. de; MEIRA NETO, J. A. A. Fitossociologia no Brasil: métodos e estudos de caso. Viçosa: Ed. UFV, 2011, 556 p.

c) Artigo de periódico:

PEREIRA, L. A.; PINTO SOBRINHO, F. de A.; COSTA NETO, S. V. Florística e estrutura de uma mata de terra firme na reserva de desenvolvimento sustentável rio Iratapuru, Amapá, Amazônia Oriental, Brasil. Floresta, Curitiba, v. 41, n. 1, p. 113 - 122, 2011.

COPENHAVER, P. E.; TINKER, D. B. Stand density and age affect tree-level structural and functional characteristics of young, postfire lodgepole pine in Yellowstone National Park, Forest Ecology and Management, Amsterdam, v. 320, p. 138 - 148, 2014.

d) Internet:

MISSOURI BOTANICAL GARDEN - MOBOT. Explore the beta release of web TROPICOS. Disponível em: <http://www.tropicos.org/> Acesso em: 01/12/2014.

e) Legislação:

BRASIL. Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa; altera as Leis nos 6.938, de 31 de agosto de 1981, 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e 11.428, de 22 de dezembro de 2006; revoga as Leis nos 4.771, de 15 de setembro de 1965, e 7.754, de 14 de abril de 1989, e a Medida Provisória no 2.166-67, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, vinte cinco de maio de 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12651.htm>. Acesso em: 01 dez 2014.

Dúvidas quanto a formatação clique aqui: modelo de artigo  

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

    Estou ciente que o artigo está rigorosamente nas normas e que não estando será arquivado.

  2. É necessário que seja encaminhada a descrição detalhada de contribuição de cada um dos autores do artigo. A revista pode arbitrar sobre o número de autores e suas reais contribuições. A declaração deve ser anexada no sistema como DOCUMENTO SUPLEMENTAR 

    Para acessar o modelo de Declaração de Contribuição dos autores clique aqui: MODELO DE DECLARAÇÃO

  3. O sistema OJS não encaminha e-mails para os provedores Hotmail e Yahoo, dessa forma solicitamos que sejam utilizados e-mails de outros provedores no momento do cadastro.

  4. Solicitamos a indicação de 3 revisores para serem cadastrados em nosso banco de dados (nome, instituição, área de atuação e email), essa informação poderá ser inserida junto a declaração de contribuição, como documento suplementar.

  5. IDIOMAS

    Os artigos poderão ser submetidos em inglês, português ou espanhol, porém, depois de aprovados, todos os trabalhos deverão ser traduzidos para a língua inglesa.

    A tradução do trabalho é de responsabilidade de seus respectivos autores, sendo necessária a apresentação de certificado de tradução.

    Desde a Edição n° 48, Volume 3 de julho de 2018, todas as edições da Revista Floresta são publicadas exclusivamente em inglês.

 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento. 

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