Feira de ciência e tecnologia como modelo de divulgação científica

Autores

  • Roberta Paulert Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná
  • Camila Tonezer Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná
  • Marcelo Guimarães Ribeiro Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná
  • Patricia da Costa Zonetti Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná
  • Danilene Güllich Donin Berticelli Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná
  • Leidi Cecilia Friedrich Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná
  • Rita de Cássia dos Anjos Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná
  • Carlos Henrique Coimbra Araújo Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i33.95030

Palavras-chave:

Popularização da ciência, educação de qualidade, mostra científica, exposição didática, jovens cientistas

Resumo

As feiras de ciências são eventos com ações pedagógicas que promovem a formação e incentivam a pesquisa escolar, além de despertar a curiosidade e o interesse de estudantes. A Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (FECITEC) acontece desde 2011 e tem como objetivo incentivar a ciência entre os alunos, atuando como vetor do desenvolvimento regional. Nas edições já realizadas, a Feira contou com projetos do ensino básico e técnico de Palotina e de outras cidades ou países. Os trabalhos abrangeram diversas áreas, incluindo inovação, empreendedorismo, sustentabilidade, química, física, biologia, matemática e ciências humanas. As inscrições dos projetos foram gratuitas, com livre acesso para a visitação. A FECITEC proporcionou aos vencedores a participação em outras feiras, bolsas de iniciação científica júnior, medalhas, troféus, livros, certificados e prêmios. A Feira tem uma menina cientista como mascote, a Fecitequinha. Aproximadamente 3.500 pessoas visitam a feira a cada edição. Nas treze edições realizadas, já foram apresentados 1.086 projetos. A Feira possibilitou a participação ativa dos alunos contribuindo para o processo de formação do pequeno ao jovem cientista. Dentre as atividades da FECITEC foram organizados e publicados três almanaques, inspirando os estudantes a se envolverem com a leitura e a prática científica, estimulando o pensamento inovador e/ou empreendedor. Essa iniciativa facilitou a integração desses jovens com o método científico, contribuindo para a divulgação científica e compartilhamento de conhecimento acadêmico, promovendo uma maior aproximação entre a escola/colégio e a universidade.

Referências

ARANTES, M. K. et al. Contribuições da extensão na formação de discentes dos cursos de graduação da UFPR Setor Palotina. Revista Extensão em Foco, Palotina, n. 30, p. 84-103, 2023.

AZEVEDO, C. B. Metodologia científica ao alcance de todos. Editora Manole, 3ª edição, 2013. 72 p.

COIMBRA-ARAÚJO, C. H. et al. Ações de divulgação e popularização das Ciências Exatas via ambientes virtuais e espaços não formais de educação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 649-668, 2017.

COIMBRA-ARAÚJO, C. H. et al. A pesquisa em ensino de CTEM e sua interação com aspectos da educação não formal e espaços não formais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 1, p. 315-331, 2020.

FERNANDEZ, C. O. et al. Ensino de projeto do produto: análise de abordagem multidisciplinar com foco em criatividade para inovação em contextos reais. Gestão & Tecnologia de Projetos, v. 12, n. 1, p. 85-95, 2017.

FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, AM, 2015, 66 p.

RODRIGUES, C. F. et al. Educação científica mediada por feira de ciências na educação básica – um enfoque CTSA. Cadernos de Educação Básica, v. 4, n.1, p. 1-10, 2019.

SANTOS., A. B. Feiras de Ciência: Um incentivo para desenvolvimento da cultura científica. Revista Ciência em Extensão, v. 8, n. 2, p. 155-166, 2012.

SANTOS, S. C. M.; SOUSA, J. R.; FONTES, A. L. L. Protagonismo estudantil em feira de ciências na escola. Revista Educação e Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. 1 – 22, 2020.

SILVA, C. B. C.; VEIT, E. A.; ARAUJO, I. S. Feiras de Ciências no Brasil: panorama, resultados e recomendações. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 40, n. 2, p. 231-261, 2023.

TONEZER, C. et al. Feira de ciência e tecnologia de Palotina: incentivo à criatividade e a inovação formando jovens cientistas. In: BARTELMEBS, R. C.; BERTICELLI, D. G. D. (Org.). 25 anos de extensão no setor Palotina da Universidade Federal do Paraná. 1ed. Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 69-88.

Downloads

Publicado

2024-08-06

Como Citar

Paulert, R., Tonezer, C., Ribeiro, M. G., Zonetti, P. da C., Berticelli, D. G. D., Friedrich, L. C., … Araújo, C. H. C. (2024). Feira de ciência e tecnologia como modelo de divulgação científica. Extensão Em Foco, (33), 94–108. https://doi.org/10.5380/ef.v0i33.95030

Edição

Seção

Relato de Experiência