Produção textual argumentativa: Presença das Informações Midiáticas nas Dissertações de Alunos do Ensino Médio

Authors

  • Daniela Cristina Peiter Tondolo Universidade Federal de Santa Maria
  • Francieli Aparecida Traesel Universidade Federal de Santa Maria
  • Elias José Mengarda Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i11.29147

Keywords:

Leitura, Meios de Comunicação, Informatividade, Argumentação, Conhecimento.

Abstract

Os meios de comunicação são presença rotineira na vida de grande maioria das pessoas. As novas tecnologias evoluem de modo acelerado e nos proporcionam novos formatos de mídia e de textos. Essa influência que a inserção na sociedade da informação exerce sobre as pessoas, sobretudo para os mais jovens, constitui-se num desafio imenso para todos os que atuam na área da educação. Os jovens são o segmento que mais procuram, sobretudo na internet, os mais diversos tipos de informação. Por isso, a questão que motivou esse estudo trata dos modos e estratégias de como os conteúdos informacionais são processados e transformados em conhecimento pelos alunos de terceiro ano do Ensino Médio, participantes da atividade de extensão com oficinas de texto dissertativo-argumentativo, no período de agosto a novembro de 2010. Além disso, nos preocupamos com a questão da leitura, ou seja, como as ideias veiculadas pela mídia impressa e digital são assimiladas, refletidas e questionadas pelos alunos e, finalmente, como são traduzidas em conhecimento argumentativo na sua produção textual.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniela Cristina Peiter Tondolo, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Ciências da Comunicção

Francieli Aparecida Traesel, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Ciências da Comunicação

Elias José Mengarda, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Ciências da Comunicação

Published

2016-07-25

How to Cite

Tondolo, D. C. P., Traesel, F. A., & Mengarda, E. J. (2016). Produção textual argumentativa: Presença das Informações Midiáticas nas Dissertações de Alunos do Ensino Médio. Extensão Em Foco, (11). https://doi.org/10.5380/ef.v0i11.29147