REFLEXÕES SOBRE O ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO SOTEROPOLITANO NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DA EDUCOMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i4.24884Palavras-chave:
comunicação, escola, cidadania, Salvador, educaçãoResumo
O presente texto resulta da primeira etapa de execução do projeto de iniciação científica intitulado “Interseções mídia, escola e sociedade: mapeamento da apropriação dos meios de comunicação na prática escolar e avaliação da proposta de mediação cultural pela figura do educomunicador”, desenvolvido no ambiente do curso de Jornalismo da Faculdade Social da Bahia desde agosto de 2008. O projeto subdividiu-se em duas partes complementares: uma referiu-se à pesquisa de campo, centrada no mapeamento dos modos de apropriação dos produtos comunicacionais massivos pelos docentes do ensino fundamental na prática educativa; a outra objetivou a pesquisa bibliográfica. Após a realização dos procedimentos empíricos de sondagem, aplicação de questionários e entrevistas com os professores e considerando-se a realidade pesquisada, o projeto encaminhou-se para o recorte étnico-racial, a fim de promover ações no sentido da criação de um instrumento efetivo e participativo de reflexão crítica e de comunicação entre as instâncias envolvidas no processo.
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