LABINC: uma experiência na produção de materiais didáticos inclusivos
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i31.86541Palabras clave:
Materiais Inclusivos. Animação. Impressão 3DResumen
Dentro do âmbito da política da Educação Inclusiva deve-se garantir aos estudantes a matrícula no ensino regular. Assim, cabe às instituições e equipes pedagógicas dispor de recursos aos estudantes com necessidades educacionais para que estes tenham o mesmo acesso ao saber que os demais estudantes. No ensino superior, a Extensão deve relacionar o Ensino e a Pesquisa às necessidades sociais, fornecendo contribuições para a transformação da sociedade. Desta forma, este trabalho tem por objetivo apresentar materiais didáticos inclusivos desenvolvidos no Projeto de Extensão LABINC. O Projeto tem a finalidade de suprir a demanda de instituições parceiras a partir da modelagem, impressão 3D, voltados ao processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência, por meio do Desenho Universal (DU), a fim de promover a inclusão. A metodologia utilizada baseia-se nos métodos do Design Centrado no Usuário (DCU) e o Design Science Research (DSR), aos quais consideram as necessidades dos usuários e seguem etapas específicas para o processo de criação, construção e validação de um artefato no contexto da solução de um problema. A partir das experiências vivenciadas até o momento, observa-se que a utilização de materiais didáticos inclusivos contribui no processo de ensino-aprendizagem, pois promove a socialização e a inclusão dos alunos com deficiência. Além disso, é possível constatar o relevante potencial da prototipagem rápida como recurso para a produção de materiais didáticos adaptados, visto a praticidade em se criar um modelo 3D e obtê-lo como um objeto físico. Este processo destaca-se principalmente por oferecer um produto final com resistência e durabilidade.
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