LABINC: uma experiência na produção de materiais didáticos inclusivos

Authors

  • Andrea Faria Andrade Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná
  • Bárbara de Cassia Xavier Cassins Aguiar Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i31.86541

Keywords:

Materiais Inclusivos. Animação. Impressão 3D

Abstract

Dentro do âmbito da política da Educação Inclusiva deve-se garantir aos estudantes a matrícula no ensino regular. Assim, cabe às instituições e equipes pedagógicas dispor de recursos aos estudantes com necessidades educacionais para que estes tenham o mesmo acesso ao saber que os demais estudantes. No ensino superior, a Extensão deve relacionar o Ensino e a Pesquisa às necessidades sociais, fornecendo contribuições para a transformação da sociedade. Desta forma, este trabalho tem por objetivo apresentar materiais didáticos inclusivos desenvolvidos no Projeto de Extensão LABINC. O Projeto tem a finalidade de suprir a demanda de instituições parceiras a partir da modelagem, impressão 3D, voltados ao processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência, por meio do Desenho Universal (DU), a fim de promover a inclusão. A metodologia utilizada baseia-se nos métodos do Design Centrado no Usuário (DCU) e o Design Science Research (DSR), aos quais consideram as necessidades dos usuários e seguem etapas específicas para o processo de criação, construção e validação de um artefato no contexto da solução de um problema. A partir das experiências vivenciadas até o momento, observa-se que a utilização de materiais didáticos inclusivos contribui no processo de ensino-aprendizagem, pois promove a socialização e a inclusão dos alunos com deficiência. Além disso, é possível constatar o relevante potencial da prototipagem rápida como recurso para a produção de materiais didáticos adaptados, visto a praticidade em se criar um modelo 3D e obtê-lo como um objeto físico. Este processo destaca-se principalmente por oferecer um produto final com resistência e durabilidade.

Author Biographies

Andrea Faria Andrade, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Doutora em Ciências Geodésicas (Área de concentração: Cartografia) pela Universidade Federal do Paraná (2014); Mestre em Ciências Geodésicas (Área de concentração: Sensoriamento Remoto) pela Universidade Federal do Paraná (2003); Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (2000) e Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2004). Atualmente é professora efetiva do departamento de Expressão Gráfica na Universidade Federal do Paraná. Tem como áreas de interesse: Cartografia Temática, Percepção e Cognição Visual, Semiótica, Teorias da Comunicação Visual, Desenho Assistido por Computador, Prototipagem Rápida, Educação Inclusiva e relações interdisciplinares da Expressão Gráfica.

Bárbara de Cassia Xavier Cassins Aguiar, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Doutora em Métodos Numéricos em Engenharia (Área de concentração: Programação Matemática) pela Universidade Federal do Paraná (2014), Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia (Área de concentração: Programação Matemática) pela Universidade Federal do Paraná (2003), Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é professora efetiva do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal do Paraná . Possui experiência na área de Matemática e Desenho Assistido por Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: Otimização, Matemática Aplicada e Computação Gráfica.

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Published

2023-08-01

How to Cite

Andrade, A. F., & Aguiar, B. de C. X. C. (2023). LABINC: uma experiência na produção de materiais didáticos inclusivos. Extensão Em Foco, (31), 188–207. https://doi.org/10.5380/ef.v0i31.86541

Issue

Section

EXPERIENCE REPORT