As mídias sociais no contexto das ações da liga de alergologia e imunologia da Universidade Federal de Alfenas durante a pandemia causada pelo novo coronavírus

Autores/as

  • Nayara Andrade Dias Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas, Minas Gerais
  • Fabiana Freitas Pereira Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas, Minas Gerais
  • Bethânia Lissa da Silva Rosa Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas, Minas Gerais
  • Juliana Silva Maciel Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas, Minas Gerais
  • Marina Andrade Nogueira Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas, Minas Gerais
  • Isadora Azevedo Oliveira Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas, Minas Gerais
  • Gabriel Tadeu Dias Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas, Minas Gerais
  • Evandro Monteiro de Sá Magalhães Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas, Minas Gerais
  • Leonardo Augusto de Almeida Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas, Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-1886-5080

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i28.86422

Palabras clave:

Extensão Universitária, ensino, educação

Resumen

A Liga Acadêmica de Alergologia e Imunologia (LAAI), fundada em 2018, tem objetivo de se aprofundar em imunologia e alergologia multidisciplinarmente, atuando junto à comunidade, a fim de promover saúde e prevenir e tratar doenças. A instalação do cenário pandêmico, em março de 2020, exigiu adaptações da LAAI, que buscou apresentar temas variados relacionados à alergologia e imunologia via plataformas online para manter o pilar da extensão de maneira produtiva, através de conteúdos informativos semanais no Instagram e Facebook da LAAI. O presente estudo busca elucidar o sucesso das redes sociais da liga através da determinação de nosso público-alvo, bem como da mensuração do alcance dos posts realizados pela LAAI durante a pandemia. Os dados foram obtidos em abril de 2021, através do Facebook e do Instagram da liga, abrangendo informações acerca do número de curtidas, comentários, compartilhamentos e alcance atingidos, além do número de visualizações obtidas nos vídeos postados. Verificou-se que os seguidores são predominantemente mulheres jovens residentes em Alfenas e que os temas de maior interesse da comunidade foram temas envolvendo alergologia. As publicações efetuadas em ambas as redes sociais da liga alcançaram, em média, 174.32 pessoas por postagem, com uma média de curtidas de 18.94, além de 3.96 compartilhamentos e 1 comentário por postagem. Já a média de visualizações por vídeo no Instagram foi de 123.78. O uso das mídias digitais, principalmente o Instagram, foi fundamental nesse contexto de pandemia para que a LAAI continuasse ativa transmitindo informações para um maior número de pessoas de maneira promissora.

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Publicado

2022-11-30

Cómo citar

Dias, N. A., Pereira, F. F., Rosa, B. L. da S., Maciel, J. S., Nogueira, M. A., Oliveira, I. A., … de Almeida, L. A. (2022). As mídias sociais no contexto das ações da liga de alergologia e imunologia da Universidade Federal de Alfenas durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Extensão Em Foco, (28). https://doi.org/10.5380/ef.v0i28.86422

Número

Sección

Relato de Experiência