LETRAMENTO EM SAÚDE POR MÍDIA SOCIAL DURANTE A PANDEMIA
Resumo
Este relato de experiência, tem por objetivo descrever a elaboração e veiculação de ações de extensão para prevenção de COVID-19 em mídia social, elaboradas de acordo com os pressupostos do letramento em saúde. A extensão universitária por meio de mídia social permitiu desenvolver letramento científico com acesso e compreensão de informações relevantes para a prática baseada em evidências entre estudantes de medicina. O debate online permitiu construir processo de avaliação formativa no qual os estudantes e docentes vivenciaram a interação e aplicação de conceitos teóricos em ambiente virtual de ensino em tempo real. Por outro lado, os materiais educativos construídos e palestras online possibilitaram oportunidade de prática de letramento em saúde para os estudantes de medicina, bem como a construção de repositório de materiais educativos em mídia social para consulta e divulgação na comunidade. O uso de tecnologia de informação e comunicação para o ensino em saúde é uma alternativa de baixo custo e com ampla capacidade de divulgação na comunidade, sendo uma ferramenta potencial para atividades de extensão em situações de pandemia ou contextos que envolvam impossibilidade de acesso presencial ao público-alvo. Os principais desafios no uso dessas tecnologias são a necessidade de capacitação de professores e estudantes para uso de softwares e adequação de materiais acadêmicos a linguagem adequada ao nível de compreensão do público-alvo.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i22.75569