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LETRAMENTO EM SAÚDE POR MÍDIA SOCIAL DURANTE A PANDEMIA

Flaviane Cristina Rocha Cesar, Mariana Carla Mendes, Christina Souto Cavalcante Costa, Thassara Felipe de Souza, Angela Gilda Alves, Maria Alves Barbosa, Katarinne Lima Moraes, Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante Oliveira

Resumo


Este relato de experiência, tem por objetivo descrever a elaboração e veiculação de ações de extensão para prevenção de COVID-19 em mídia social, elaboradas de acordo com os pressupostos do letramento em saúde. A extensão universitária por meio de mídia social permitiu desenvolver letramento científico com acesso e compreensão de informações relevantes para a prática baseada em evidências entre estudantes de medicina. O debate online permitiu construir processo de avaliação formativa no qual os estudantes e docentes vivenciaram a interação e aplicação de conceitos teóricos em ambiente virtual de ensino em tempo real. Por outro lado, os materiais educativos construídos e palestras online possibilitaram oportunidade de prática de letramento em saúde para os estudantes de medicina, bem como a construção de repositório de materiais educativos em mídia social para consulta e divulgação na comunidade. O uso de tecnologia de informação e comunicação para o ensino em saúde é uma alternativa de baixo custo e com ampla capacidade de divulgação na comunidade, sendo uma ferramenta potencial para atividades de extensão em situações de pandemia ou contextos que envolvam impossibilidade de acesso presencial ao público-alvo. Os principais desafios no uso dessas tecnologias são a necessidade de capacitação de professores e estudantes para uso de softwares e adequação de materiais acadêmicos a linguagem adequada ao nível de compreensão do público-alvo.


Palavras-chave


Letramento em saúde; Comunicação em saúde; Tecnologia da informação; Infecções por coronavírus

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i22.75569