Produção artesanal de sabões, tintas e velas ecológicas a partir de óleo residual de fritura como estratégia de educação ambiental

Autores/as

  • Jailton de Souza-Ferrari Departamento de Química Centro de Ciências Exatas e da Natureza Universidade Federal da Paraíba - UFPB Campus I - João Pessoa/PB
  • Gleice Kelly Rodrigues do Nascimento Centro de Tecnologia - CT Universidade Federal da Paraíba - UFPB Campus I - João Pessoa/PB
  • Renata Meira de Lima Centro de Tecnologia - CT Universidade Federal da Paraíba - UFPB Campus I - João Pessoa/PB
  • Gabriel Andy da Silva Lucena Centro de Tecnologia - CT Universidade Federal da Paraíba - UFPB Campus I - João Pessoa/PB
  • Davi Alerhandro Alcantara Oliveira Centro de Tecnologia - CT Universidade Federal da Paraíba - UFPB Campus I - João Pessoa/PB
  • Susiely Silva Tomaz Departamento de Química Centro de Ciências Exatas e da Natureza Universidade Federal da Paraíba - UFPB Campus I - João Pessoa/PB
  • Danila Araújo Barbosa Departamento de Química Centro de Ciências Exatas e da Natureza Universidade Federal da Paraíba - UFPB Campus I - João Pessoa/PB

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.82336

Palabras clave:

Extensão Universitária, Educação não formal, Meio Ambiente, Educação

Resumen

O padrão de desenvolvimento econômico atual tem aumentado significativamente o consumo dos recursos naturais e, por conseguinte, a geração de resíduos. Os resíduos químicos domésticos e, em particular, os óleos residuais de fritura, têm tido um papel de destaque nesta problemática em razão do grande volume descartado na natureza. Por conta disso, ações de Educação Ambiental que promovam o reuso de óleos residuais de fritura podem desenvolver mecanismos importantes de atenuação do impacto ambiental de médio a longo prazo. Em linha com essa estratégia, a produção de sabões, tintas e velas ecológicas com qualidade e segurança, a partir de óleos residuais de fritura, podem oportunizar o desenvolvimento e a promoção de projetos de extensão universitária relacionados à temática de Educação Ambiental de reuso de resíduos. Nesse sentido, este trabalho descreve um relato de experiência das ações de extensão universitária desta natureza desenvolvidas pelo projeto Cicla-Óleo UFPB em escolas públicas da região metropolitana de João Pessoa (PB, Brasil) e seu entorno. 

Biografía del autor/a

Jailton de Souza-Ferrari, Departamento de Química Centro de Ciências Exatas e da Natureza Universidade Federal da Paraíba - UFPB Campus I - João Pessoa/PB

Jailton Souza-Ferrari é Professor de Química Orgânica do Departamento de Química da UFPB (João Pessoa/PB). Possui graduação em Ciências-Química e doutorado em Química Orgânica.

Gleice Kelly Rodrigues do Nascimento, Centro de Tecnologia - CT Universidade Federal da Paraíba - UFPB Campus I - João Pessoa/PB

Graduanda em Engenharia Ambiental

Renata Meira de Lima, Centro de Tecnologia - CT Universidade Federal da Paraíba - UFPB Campus I - João Pessoa/PB

Graduanda em Engenharia Química

Gabriel Andy da Silva Lucena, Centro de Tecnologia - CT Universidade Federal da Paraíba - UFPB Campus I - João Pessoa/PB

Graduando em Engenharia Ambiental

Davi Alerhandro Alcantara Oliveira, Centro de Tecnologia - CT Universidade Federal da Paraíba - UFPB Campus I - João Pessoa/PB

Graduando em Química Industrial

Susiely Silva Tomaz, Departamento de Química Centro de Ciências Exatas e da Natureza Universidade Federal da Paraíba - UFPB Campus I - João Pessoa/PB

Graduanda em Química

Danila Araújo Barbosa, Departamento de Química Centro de Ciências Exatas e da Natureza Universidade Federal da Paraíba - UFPB Campus I - João Pessoa/PB

Graduada em Biologia e Técnica do Departamento de Química da UFPB (Campus I)

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Publicado

2022-08-03

Cómo citar

Souza-Ferrari, J. de, Nascimento, G. K. R. do, Lima, R. M. de, Lucena, G. A. da S., Oliveira, D. A. A., Tomaz, S. S., & Barbosa, D. A. (2022). Produção artesanal de sabões, tintas e velas ecológicas a partir de óleo residual de fritura como estratégia de educação ambiental. Extensão Em Foco, (27). https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.82336

Número

Sección

Relato de Experiência