SUPERANDO OS DESAFIOS EXTENSIONISTAS DA EDUCAÇÃO EM SOLOS NA MODALIDADE REMOTA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80572

Palabras clave:

Educação em Solos, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Básica

Resumen

O Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR promove a divulgação do conhecimento científico sobre o solo para alunos e professores da Educação Básica, contribuindo para a conscientização de que o solo é um importante componente do ambiente natural e do ambiente antropizado e a importância de conservá-lo, contribuindo desta maneira para a Educação em Solos. Com o atual cenário de pandemia nos país, o Solo na Escola/UFPR teve que passar a desenvolver suas atividades, que normalmente eram presenciais, na modalidade à distância. Com o objetivo de promover a Educação em Solos, mesmo em um momento excepcional, a equipe do programa passou a desenvolver recursos didáticos, eventos e cursos que auxiliam os pesquisadores e extensionistas da área, professores e alunos do ensino fundamental e médio. As atividades foram desenvolvidas por professores e alunos ligados ao Programa no modo remoto e incluem a elaboração de vários livros e cartilhas, organização e participação em eventos e cursos on-line, criação de conteúdo para as redes sociais, entre outras atividades. Conclui-se então que o programa contribuiu para Educação em Solos mesmo durante o momento excepcional que o país vive, criando materiais e realizando atividades que auxiliam cientistas da Educação em Solos, professores e alunos do ensino médio e fundamental. Além disso, as atividades desenvolvidas contribuíram positivamente na formação profissional dos alunos de graduação envolvidos.

Biografía del autor/a

Anna Vitoria Gurgel Knopki, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Graduanda em Engenharia Florestal. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Marcelo Ricardo de Lima, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil

Engenheiro Agrônomo. Doutor em Agronomia. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil

Igor Padilha Martinello, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil

Graduando em Engenharia Florestal. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Citas

BASTOS, S. B.; SANT'ANA, S. P.; LIMA, M. R. O solo na paisagem urbana: uma abordagem para professores da Educação Básica. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2020. 70 p.

BASTOS, S. B.; VEZZANI, F. M.; SILVA, V.; LIMA, M. R. A teachers’ formative process in soil education takes place while integrated to their life stories. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 45, e0200122, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.36783/18069657rbcs20200122. Acesso em: 9 abr. 2021.

BECKER, E. L. S. Solo e ensino. Vidya, Santa Maria, v. 25, n. 2, p. 73-80, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/396. Acesso em: 9 abr. 2021.

CAMPOS, J. O.; MARINHO, J. O.; REINALDO, L. R. L. R. Experimentos como recursos didáticos para educação em solos no ensino de geografia. Revista Ensino de Geografia, Recife, v. 2, n. 1, p. 166-185, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240694. Acesso em: 9 abr. 2021.

CIRINO, F. O.; MUGGLER, C. C.; CARDOSO, I. M. Sistematização participativa de cursos de capacitação em solos para professores da educação básica. Terra e Didática, Campinas, v. 11, n. 1, p. 21-32, 2008. Disponível em: http://www.ppegeo.igc.usp.br/index.php/TED/article/view/8468. Acesso em: 9 abr. 2021.

FALCONI, S.; TOLEDO, M. C. M.; CAZETTA, V. A contribuição do cotidiano escolar para a prática de atividades investigativas no ensino de solos. Terra e Didática, Campinas, v. 9, n. 2, p. 82-93, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.20396/td.v9i2.8637396. Acesso em: 9 abr. 2021.

LIBERAL, L. F. O componente “solo” nos estudos ambientais do setor energético no Paraná: uma análise do período 2015-2017. Curitiba. 88 f. Monografia (Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

LIMA, V. C.; LIMA, M. R.; SIRTOLI, E. A.; SOUZA, L. C. P.; MELO, V. F.; SILVA, M. Projeto Solo na Escola: o solo como elemento integrador do ambiente no ensino fundamental. Expressa Extensão, Pelotas, v. 7, n. especial, 2002.

LIMA, M. R.; VEZZANI, F. M.; DAYOUB, B.; COSTA, G.; WIONN, L; MORINI, J. Ações do Programa Solo na Escola/UFPR na transformação da Educação em Solos. In: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL, 36., 2018, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS/PROREXT, 2018. p. 608-609.

LIMA, M. R.; KNOPKI, A. V. G.; PIRES, K. H.; STABEN, L. A.; ARAÚJO, M. F.; SANT’ANA, S. P. Catálogo de artigos de educação em solos no Brasil. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2020a. 164 p.

LIMA, M. R. (Ed.) et al. Experimentos na educação em solos. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2020b. 218 p.

LIMA, M. R.; ARAÚJO, M. F.; DOMINGUES, P. A. L.; SANT’ANA, S. P. Manual para implantação de iniciativas de educação em solos. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2020c. 41 p.

MUGGLER, C. C.; PINTO SOBRINHO, F. A.; MACHADO, V. A. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 30, n. 4, p. 733-740, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-06832006000400014. Acesso em: 9 abr. 2021.

NUNES, M. S.; AZEVEDO, R. J. G.; SILVA, P. E. A. B. A abordagem de conteúdos relativos à ciência dos solos em livros didáticos de geografia para o ensino médio. Revista de Geografia - PPGEO - UFJF, Juiz de Fora, v. 6, n. 3, p. 271-281, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/geografia/article/view/18031. Acesso em: 9 abr. 2021.

Publicado

2021-06-01

Cómo citar

Knopki, A. V. G., Lima, M. R. de, & Martinello, I. P. (2021). SUPERANDO OS DESAFIOS EXTENSIONISTAS DA EDUCAÇÃO EM SOLOS NA MODALIDADE REMOTA. Extensão Em Foco, (23). https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80572

Número

Sección

Relato de Experiência