Divulgação da pesquisa científica na biomedicina por meio da Extensão
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i33.92493Keywords:
Pesquisa científica, Comunidade, Divulgação científica.Abstract
Este relato tem por objetivo comunicar a experiência relacionada à atividade desenvolvida pelo grupo de alunos do primeiro período do curso de biomedicina durante o primeiro semestre de 2022. Entende-se que esse projeto de extensão serviu como método para a divulgação da pesquisa científica, feita por meio da distribuição de folders e apresentações a comunidade, que tem como intuito alastrar o conhecimento e importância da área da pesquisa científica na biomedicina. Também possui grande potencial na educação em saúde, pois dissemina não apenas maior conhecimento sobre a área, mas informações relevantes sobre assuntos de grande marco na saúde atualmente, como o COVID-19. Ademais, com a metodologia empregada tornou-se possível divulgar a habilitação da pesquisa na biomedicina para a comunidade externa, fato analisado quantitativamente através de resultados dos nossos questionários desenvolvidos com essa finalidade. Ao reconhecer o que seria necessário para a realização do projeto foi possível notar as facilidades relacionadas à experiência em conjunto de suas limitações, após isso obteve-se a promoção de uma preparação ideal para a realização do mesmo, conforme o decorrer do projeto, novos desafios foram encontrados e o grupo por sua vez teve de administrá-los, para que assim o trabalho pudesse ser concluído como o esperado. Por fim, conclui-se que o relato teve resultados positivos além de adicionar a importância da divulgação da pesquisa científica para a sociedade atingindo o objetivo proposto pela equipe.
Downloads
References
BARTELMEBS, R. C; SILVA, J. A. da. REDE DE DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA & INOVAÇÃO (CT&I) NO EXTREMO SUL GAÚCHO. Extensão em Foco, [S.l.], n. 12, dez. 2016. ISSN 2358-7180. Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/42913 >. Acesso em: 30 set. 2022.
CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA. Conselho Federal de Biomedicina. Um painel sobre o profissional e a profissão. 2009; p. 1-19.
CORASSA, J.; KNEBEL, S. C.; COMPARSI, B. Atuação multidisciplinar do biomédico no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Salão do Conhecimento Unijuí. v. 7 n. 2021. Disponível em: < https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/20646 > Acesso em: 12 jul. de 2022.
DIAS, P. A. C. CARLETTI, B. Z. E. Iniciação científica biomédica: o incentivo a pesquisa no ensino superior. Rev. AMBIENTE ACADÊMICO. v.4, n.2, jul./dez. 2018.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. 1 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, cap. 1, p. 11-29.
GUIMARÃES, A. J. A pesquisa médica e biomédica no Brasil: comparações com o desempenho científico brasileiro e mundial. Ciência & Saúde Coletiva. v. 9, n. 2, p. 303-327. Junho, 2007. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/S1413-81232004000200009 > Acesso em: 12 de jul. de 2022
RODRIGUES, M. A. N. Estratégicas de leitura aplicadas ao gênero folder. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia. v.3, n.2, p. 1-12. Canoas, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright in articles published in this journal rests with the author, with first publication rights to the journal. As a result of being published in this open access journal, the articles are free to use, and any part of the publications may be reproducing provided that proper credit is given.
All articles published in the Journal Extensão em Foco are under CC BY 4.0 International license.


