Movimentos no projeto Cirandar: A Educação CTS e Freireana articuladas com a temática dos agrotóxicos em teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81271Keywords:
Currículo. Ciência e Tecnologia. Método Paulo Freire.Abstract
A educação em ciências desenvolvida nos currículos das instituições de ensino é uma das
possibilidades para transformar a vida das pessoas para melhor, por meio da consciência crítica e da
tomada de decisões frente aos diversos fenômenos do cotidiano. Dessa forma, a pesquisa buscou fazer
um levantamento bibliográfico das pesquisas sobre o viés da Educação Freireana e Ciência,
Tecnologia e Sociedade (CTS), articulados a temática dos Agrotóxicos no ensino de Ciências, por
meio de teses e dissertações de plataformas de publicações cientificas da Biblioteca Digital Brasileira
de Teses e Dissertações e o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes compreendidas no período de
2008 a 2020. Encontrou-se 11 produções acadêmicas, organizadas em nove dissertações e duas teses.
Verificou-se, assim, articulações com os principais descritores encontrados, que foram representados
em duas nuvens de palavras. As pesquisas analisadas retratam uma articulação envolvendo o enfoque
CTS/Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)/Pensamento Latino Americano em Ciência,
Tecnologia e Sociedade, conceitos relacionados a perspectiva freireana e os agrotóxicos. Foi possível
perceber, também, que dos onze trabalhos selecionados, sete deles trataram CTS na perspectiva de
CTSA, dando maior visibilidade ao aspecto do Ambiente, remetendo a problemática ambiental dos
agrotóxicos. A perspectiva freireana se destaca por meio do diálogo e da problematização que são
categorias centrais nas discussões de Paulo Freire.
Downloads
References
ALMEIDA, M. T. O agrotóxico como tema problematizador no ensino de Química na formação técnico agrícola. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2009.
ANDRADE, M. A. S. Construção e aplicação de uma sequência didática colaborativa a partir de uma questão sociocientífica sobre agrotóxicos na perspectiva CTSA. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia e da Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2016.
ANDRADE, F. F. Agrotóxico e agricultura: uma abordagem socioambiental reflexiva no ensino de Química. 2018. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
AULER, D. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no Contexto da Formação de Professores de Ciências. 2002. Tese (Doutorado em Educação: Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
AULER, D. Por que a educação em ciência, tecnologia e sociedade vem andando devagar? In: SANTOS, W.; AULER, D. (Orgs). CTS e Educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: UNB, 2011.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano Linhas Críticas, vol. 21, núm. 45, maio-agosto, 2015. Universidade de Brasília. Brasília.
AULER, D. Cuidado! Um cavalo viciado tende a voltar para o mesmo lugar. Curitiba: Appris, 2018.
BARBOSA, F. M. Ensino de química e o uso de agrotóxicos: saberes conjuntos entre escola e comunidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
BUFFOLO, A. C. C. Agrotóxicos: uma proposta socioambiental reflexiva para desenvolver conhecimentos químicos numa perspectiva CTS. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de
Maringá, Maringa, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i20
CARMO, T. Aproximações entre a educação ambiental e o movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade: um olhar sobre dissertações e teses no ensino de química. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência e Matemática) -
Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014.
CARSON, R. Primavera Silenciosa. São Paulo: Gaia, 2010.
FONSECA, E. M. Abordagem de temas no Ensino de Ciências: Reflexões para processos formativos de professores. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) - Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GOTARDI, O. L. N. Agrotóxicos e meio ambiente – abordagem CTS numa perspectiva freireana para o ensino de química em culturama-MS. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,
Campo Grande, 2021.
RIBEIRO, K. D. F. Formação de professores de Ciências Naturais em uma perspectiva interdisciplinar e crítica: Reflexões sobre a contribuição da vivência com questões sociocientíficas na mobilização e aprendizagem de conhecimentos para a
docência. 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2016.
ROMANOWSKI, J.; ENS, R. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.
SANTOS, T. T. Alfabetização científica e o uso de questões sociocientíficas no ensino de ecologia: uma experiência no contexto de Lagarto – SE. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.
SOUZA, L. C. A. B. A problematização do princípio da precaução na formação do técnico agrícola: reflexões para o enfrentamento da racionalidade instrumental a partir de uma questão sociocientífica. 2016. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina,
Florianópolis, 2016.
VARSAVSKY, O. Por uma política científica nacional. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1976.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright in articles published in this journal rests with the author, with first publication rights to the journal. As a result of being published in this open access journal, the articles are free to use, and any part of the publications may be reproducing provided that proper credit is given.
All articles published in the Journal Extensão em Foco are under CC BY 4.0 International license.


