INFLUÊNCIA DA MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO NO DESEMPENHO DE DOCENTES E DISCENTES DE ESCOLAS EM SÃO LUÍS-MA
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i17.58714Keywords:
Condicionador de ar, Conforto térmico, Plano de manutençãoAbstract
A ausência do conforto térmico influencia diretamente os níveis de concentração de alunos e professores, acarretando consequências como a diminuição do desempenho e da produtividade. Neste contexto, a climatização dos locais de aprendizagem tornou-se essencial para melhorar os índices de educação do ensino médio, sobretudo nos estados do Nordeste onde as temperaturas podem alcançar médias de temperaturas anuais de 28°C. Desta forma, os equipamentos utilizados na refrigeração devem está em boas condições de funcionamento para além de garantir o conforto térmico não prejudicar a saúde dos docentes e discentes. Sendo assim, a estruturação da manutenção destes equipamentos através elaboração de planos periódicos serve para garantir o conforto térmico com eficiência energética. Por consequência, este trabalho tem como objetivo avaliar a condição dos equipamentos de refrigeração de três escolas de nível médio de São Luís através da metodologia de elaboração de estratégias de manutenção, além da aplicação de questionários para avaliar a influência do conforto térmico no desempenho e produtividade dos envolvidos. Após a estruturação da manutenção dos equipamentos e consequente melhoria das condições de conforto térmico observou-se que para 76% dos alunos entrevistados houve melhora no desempenho dos professores, para 83 % dos alunos houve melhoria de suas produtividades e para 98% houve melhoria da concentração em sala de aula.
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