Curricularização da Extensão nas Licenciaturas: produções acadêmicas no período (2018-2023) no Paraná-Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95475

Palavras-chave:

Extensão Universitária. Curricularização da Extensão. Formação docente. Estado do Conhecimento.

Resumo

Esse estudo de revisão bibliográfica tem como objetivo analisar o que apontam a produção acadêmico-científica (teses e dissertações) produzidas no contexto dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação do Paraná-Brasil, sobre a temática curricularização da extensão universitária no âmbito das Licenciaturas. Realizou-se uma pesquisa descritivo-exploratório e procedimento bibliográfico do tipo estado do conhecimento referendada em Romanowski e Ens (2006) e Vosgerau e Romanowski (2014), por meio do mapeamento das teses e dissertações disponíveis no Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), produzidas entre os anos 2018 e 2023. Das 37 pesquisas encontradas, apenas 3 pertenciam à PPG em Educação da referida região, que após uma leitura flutuante selecionou-se 1 tese e 1 dissertação. A dissertação de Silva (2023) produzida na Universidade Estadual de Maringá (UEM) investigou a curricularização da extensão nas licenciaturas com foco nos entraves curriculares à formação identitária. A tese produzida por Zanon (2022) investigou o processo de curricularização da extensão na formação de licenciados da UEPG. Os resultados revelam a carência de investigação com relação a presente temática nos limites deste estudo, ao que infere-se a relevância de que a curricularização da extensão universitária,  decorrente da complexidade que a acompanha,  constitua objeto de intensa discussão e análise da comunidade científico-acadêmica, pois não se trata de implementá-la apenas no cumprimento da contabilização dos créditos, pelo contrário, é preciso romper paradigmas e assumi-la ao encontro da formação docente sob a perspectiva crítica emancipadora e potencializar a transformação social.

 

Biografia do Autor

Vanderleia Martins de Almeida, Universidade Tuiuiti do Paraná (UTP), Curitiba, Paraná

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia. Participa do Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade Tuiuti do Paraná.  

Sueli Pereira Donato, Universidade Tuiuiti do Paraná (UTP), Curitiba, Paraná

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação.      

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Almeida, V. M. de, & Donato, S. P. (2024). Curricularização da Extensão nas Licenciaturas: produções acadêmicas no período (2018-2023) no Paraná-Brasil. Extensão Em Foco, 1(35), 18–30. https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95475