Gestão e educação ambiental integrada: relato de experiência da disciplina de projetos integrados como ferramenta para a Extensão universitária

Autores

  • Joyce Cristina Gonçalvez Roth Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS http://orcid.org/0000-0001-6842-6663
  • Alexandre de Souza Mello Inácio Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Tainá Herta Soares Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Andrei Toniollo Do Nascimento Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Daniel Fernando Vargas Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Sabrina Eloise Lutkmeier Dos Santos Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Emeli Trombeta Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i33.94304

Palavras-chave:

Erechim, Extensão Universitária, Gestão Ambiental

Resumo

Este relato representa o resultado do planejamento e execução concomitante de três ações de extensão universitária desenvolvidas e aplicadas no município de Erechim - RS, incluindo, crianças atendidas por uma Entidade Social, alunos de uma escola pública de nível básico e moradores do Bairro Paiol Grande. O objetivo foi mediar conhecimentos acerca da gestão e educação ambiental integradas nas diferentes áreas do conhecimento. A metodologia seguiu as seguintes etapas: i) Formação dos grupos de trabalho e apresentação das temáticas de trabalho relacionadas à Gestão Ambiental com a identificação de potenciais locais para a sua execução; ii) Visita aos locais inicialmente indicados e identificação das demandas ambientais; iii) Desenvolvimento e apresentação da proposta de trabalho; iv) Execução e avaliação das atividades (questionários diagnósticos); (v) Apresentação dos resultados obtidos e discussão entre grupos das principais dificuldades enfrentadas (da organização à execução das ações de extensão). Os questionários foram desenvolvidos para auxiliar a avaliação das atividades propostas e organizados de modo a atender as especificidades inerentes às diferentes ações extensionistas. Como principal resultado destaca-se o envolvimento dos participantes das ações e a atuação da participação da equipe executora. Nas 3 atividades, percebeu-se que os envolvidos apresentam consciência acerca dos problemas ambientais, mas não assumem para si a responsabilidade e tomada de uma ação que permita a manutenção da qualidade ambiental dos espaços urbanos. Isto reforça a importância da extensão universitária como estratégia para reconhecimento e escuta das demandas da comunidade, transferindo aos estudantes o protagonismo da busca pela qualidade ambiental nos espaços urbanos.


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Publicado

2024-08-06

Como Citar

Roth, J. C. G., Inácio, A. de S. M., Soares, T. H., Do Nascimento, A. T., Vargas, D. F., Dos Santos, S. E. L., & Trombeta, E. (2024). Gestão e educação ambiental integrada: relato de experiência da disciplina de projetos integrados como ferramenta para a Extensão universitária. Extensão Em Foco, (33), 109–125. https://doi.org/10.5380/ef.v0i33.94304

Edição

Seção

Relato de Experiência