Educação financeira se aprende na escola: uma proposta para os alunos do ensino médio de uma escola estadual de Cláudio/MG
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i33.94221Palavras-chave:
Educação financeira, Ensino médio, Qualidade de vida.Resumo
Este trabalho relata as ações desenvolvidas durante o curso de Educação Financeira proposto como atividade do projeto de extensão intitulado Educação Financeira se aprende na escola: uma proposta para os alunos do ensino médio das Escolas Estaduais de Cláudio/MG, desenvolvido na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, unidade acadêmica de Cláudio. O objetivo geral do projeto foi fomentar a educação financeira nas escolas estaduais de Cláudio/MG, como proposta de autonomia financeira duradoura e consciente. Esse objetivo foi alcançado considerando que o curso de Educação Financeira foi ministrado com êxito e presencialmente na Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves. Iniciou-se em setembro/2023 e finalizou em novembro/2023 com uma aula semanal de 1h40min cada. As aulas foram ministradas pelo discente do curso de Administração da Uemg Cláudio, bolsista do projeto. As metodologias utilizadas foram as aulas expositivas, montagem de um projeto de vida, debates, dinâmicas, músicas, vídeos, palestra e gincana com premiações para os 3 melhores alunos. Para melhor avaliação dos resultados alcançados pelo curso, utilizou-se os depoimentos dos estudantes em sala de aula e a aplicação de dois questionários aos cursistas, sendo um no início e outro ao final, cujas respostas em sua maioria, adotou a escala Likert. Seus resultados confirmam que a educação financeira é tema de grande relevância para todos, especialmente para os jovens em virtude da sua maior expectativa de vida. Teoricamente, eles têm mais tempo, fator primordial para o alcance de bons resultados, adotando e aplicando bons hábitos financeiros que contribuirão para um futuro financeiro promissor.
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