Open Journal Systems

Construindo o “Portal da solidariedade”: Dilemas e desafios da extensão durante a pandemia de Covid-19

Ivan Furmann, Fernando José Braz, Luiza de Farias Bastos Ribeiro, Vitor Henrique Kuster Moraes Maximiano

Resumo


A proposta de construção do site da web “portal da solidariedade” como uma ferramenta para divulgação de serviços e produtos da comunidade de Araquari-SC, especialmente das imediações do campus do IFC, passou por diversos desafios. Pretendia-se desenvolver espaço independente para colaboração e contato de moradores, necessidade que ficou visível no período da pandemia de COVID-19, quando a mesma dificultou o contato presencial que potencializava o comércio de produtos artesanais e o trabalho de pequenos prestadores de serviço. Mediante conversas com a associação de bairro das imediações do campus (AMORABI), bairro Itinga,  percebeu-se que listas de whatsapp apesar de servirem ao propósito, apresentavam instabilidade e dificuldade de organização. Um site com banco de dados integrando informações seria de grande utilidade para comunidade, dando independência e agilidade ao processo. O Portal da Solidariedade além do banco de dados também trazia informações sobre covid-19 e prevenção. O avanço das conversas com a comunidade fez perceber a possibilidade de transformar a iniciativa num portal mais amplo para as comunidades locais, que tem pouca visibilidade na internet e dependem de perfis em redes sociais, portanto, sendo dependentes dessas plataformas e seus interesses comerciais que muitas vezes são antagônicos aos valores comunitários. Apesar dos esforços, a conclusão do site, bem como sua publicação na Web ficou pendente devido a problemas operacionais nos servidores do IFC-Araquari, dilema que alerta para iniciativas como a apresentada.

Palavras-chave


Sites da web, Comunidade, Ação social, Prestação de serviços

Texto completo:

PDF

Referências


AMÂNCIO, Thiago. Invasões de aulas online se espalham e constrangem alunos e professores. Folha de São Paulo. 29 de Maio de 2021. Extraído de: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/05/invasoes-de-aulas-online-se-espalham-e-constrangem-alunos-e-professores.shtml. Acesso em: 31 de mai de 2022.

BERNARDES, Juliana Reis; LIMA, Thais Cristina Ferreira; SILVA, Bárbara Letícia de Souza. Os impactos financeiros da Covid-19 nos negócios. Revista da FAESF, v. 4, Floriano (PI), 2020.

BRIGHENTI, C. A. Povos indígenas em Santa Catarina. In: NÖTZOLD, A. L. V.; ROSA, H. A.; BRINGMANN, S. F. (Org.). Etnohistória, história indígena e educação: contribuições ao debate. Porto Alegre: Pallotti, 2012. [p. 37-65].

BUENO, F.T.C., SOUTO, E.P., and MATTA, G.C. Notas sobre a trajetória da Covid19 no Brasil. In: MATTA, G.C., REGO, S., SOUTO, E.P., and SEGATA, J., eds. Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia [online]. Rio de Janeiro: Observatório Covid 19; Editora FIOCRUZ, 2021, pp. 27-39.

DINIZ, Emily Gabriele Marques et al. A extensão universitária frente ao isolamento social imposto pela COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 72999-73010, 2020.

LEITE, Weslley Dalcol; BECKER, Maria Lúcia. Comunicação comunitária e internet: estudo de caso do portal comunitário de Ponta Grossa-PR. Anais do XIX EAIC – 28 a 30 de outubro de 2010, UNICENTRO, Guarapuava –PR. Acessado em 31 de Dezembro de 2021. Disponível em: https://anais.unicentro.br/xixeaic/pdf/433.pdf

LIMA, A.L.S., PÉRISSE, A.R.S., LEANDRO, B., BATISTELLA, C.E., ARAÚJO, F., SANTOS, J.L.M.S., ANGELO, J., MARTINS, M., GRACIE, R., and OLIVEIRA, R.G. Covid-19 nas favelas: cartografia das desigualdades. In: MATTA, G.C., REGO, S., SOUTO, E.P., and SEGATA, J., eds. Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia [online]. Rio de Janeiro: Observatório Covid 19; Editora FIOCRUZ, 2021, pp. 111-121.

LINDOVAL DE OLIVEIRA, Francisco; DE OLIVEIRA DA CUNHA, Diego. Dispositivo Digital: Relato de Experiência na Produção de Objeto de Aprendizagem Pedagógica. Extensão em Foco, [S.l.], n. 24, ago. 2021. ISSN 2358-7180. Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/74553 >. Acesso em: 29 maio 2022. doi:http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i24.74553.

MORENO, A.B., and MATTA, G.C. Covid-19 e o dia em que o Brasil tirou o bloco da rua: acerca das narrativas de vulnerabilizados e grupos de risco. In: MATTA, G.C., REGO, S., SOUTO, E.P., and SEGATA, J., eds. Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia [online]. Rio de Janeiro: Observatório Covid 19; Editora FIOCRUZ, 2021, pp. 41-50.

YAMAMOTO, Débora Cajé. Mobilizações feministas na internet e a formação de redes de solidariedade online. Ponto Urbe [Online], 29 | 2021, posto online no dia 27 dezembro 2021, consultado o 31 dezembro 2021. URL: http://journals.openedition.org/pontourbe/10997




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i31.86235