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Movimentos no projeto Cirandar: A Educação CTS e Freireana articuladas com a temática dos agrotóxicos em teses e dissertações

Sandra Mara Mezalira, Vaessa Candito, Alberto Bracagioli Neto, José Vicente Lima Robaina

Resumo


A educação em ciências desenvolvida nos currículos das instituições de ensino é uma das
possibilidades para transformar a vida das pessoas para melhor, por meio da consciência crítica e da
tomada de decisões frente aos diversos fenômenos do cotidiano. Dessa forma, a pesquisa buscou fazer
um levantamento bibliográfico das pesquisas sobre o viés da Educação Freireana e Ciência,
Tecnologia e Sociedade (CTS), articulados a temática dos Agrotóxicos no ensino de Ciências, por
meio de teses e dissertações de plataformas de publicações cientificas da Biblioteca Digital Brasileira
de Teses e Dissertações e o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes compreendidas no período de
2008 a 2020. Encontrou-se 11 produções acadêmicas, organizadas em nove dissertações e duas teses.
Verificou-se, assim, articulações com os principais descritores encontrados, que foram representados
em duas nuvens de palavras. As pesquisas analisadas retratam uma articulação envolvendo o enfoque
CTS/Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)/Pensamento Latino Americano em Ciência,
Tecnologia e Sociedade, conceitos relacionados a perspectiva freireana e os agrotóxicos. Foi possível
perceber, também, que dos onze trabalhos selecionados, sete deles trataram CTS na perspectiva de
CTSA, dando maior visibilidade ao aspecto do Ambiente, remetendo a problemática ambiental dos
agrotóxicos. A perspectiva freireana se destaca por meio do diálogo e da problematização que são
categorias centrais nas discussões de Paulo Freire.


Palavras-chave


Currículo. Ciência e Tecnologia. Método Paulo Freire.

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