O abalo das certezas pela pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81244Palavras-chave:
Cirandar, aprendizagem ativa, formação de professoresResumo
Neste texto, apresentamos um relato de experiência a partir da escrita de cartas, proporcionado pelo projeto de extensão para formação de professores Cirandar: rodas de investigação na escola, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na região de Bagé, no Rio Grande do Sul, durante o período de agosto de 2020 a abril de 2021. No relato, visamos mostrar alguns aspectos deste processo de autoformação, a partir de cartas recebidas por e-mail da coordenação do projeto, orientando a escrita das cartas dos participantes. Iniciando pela primeira carta, com a apresentação dos integrantes do grupo; a segunda carta, sobre os temas de interesse para estudo e discussões sobre os desafios da docência e da adaptação ao modo remoto de trabalhar; e na terceira carta, uma discussão teórica sobre aprendizagem ativa que finaliza com algumas considerações sobre as aprendizagens promovidas por esse processo formativo. Destaca-se, nessa edição do Cirandar, o acolhimento por meio da liberdade de escrita sobre os sentimentos nesse período, a reflexão provocada pelos questionamentos feitos pelos pares de leitura e o espaço para pensarmos sobre nós mesmos e a profissão docente.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Comunidades Aprendentes. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antonio. Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A formação acadêmico-profissional: compartilhando responsabilidades entre universidades e escolas. In: XIV ENDIPE. Porto Alegre, RS, 2008.
FELDER, Richard M.; BRENT, Rebecca. Active learning: An introduction. January 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/242102584. Acesso em: 25 de mar. 2021.
IZQUIERDO, I. Memória. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
MELLO, Elena Maria Billig; SALOMÃO DE FREITAS, Diana Paula. Formação acadêmico- profissional de professores(as). Formação Docente, Belo Horizonte, v. 11, n.20, jan./abr. 2019. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/
rbpfp/article/view/215/199. Acesso em: 23 mar. 2021.
MOREIRA, M.A. (2005). Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: Instituto de Física, UFRGS. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf .
Acesso: 20 mar. 2021.
MOREIRA, Marco Antonio. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e Aprender a aprender criticamente. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. v.4 n1 p.2-17, Abril 2011. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso: 20 mar. 2021.
MORIN, Edgar. Um festival de incerteza. Sem Fronteiras. 1 de Junho de 2020. Disponível em: https://www.insurgencia.org/blog/edgar-morin-um-festival-de-incerteza Acesso: 18 mar. 2021.
ZWICKER, Melanie Retz Godoy dos Santos. A aprendizagem ativa e o cérebro: contribuições da neurociência para uma nova forma de educar. In: SANTOS, Célia Maria Retz Godoy dos; FERRARI, Maria Aparecida (org.) Aprendizagem ativa: contextos e experiências em comunicação. Bauru: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017. p.49-74. Disponível em: www.faac.unesp.br/#!/publicacoes/. Acesso: 25 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.

Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

