O abalo das certezas pela pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81244

Palavras-chave:

Cirandar, aprendizagem ativa, formação de professores

Resumo

Neste texto, apresentamos um relato de experiência a partir da escrita de cartas, proporcionado pelo projeto de extensão para formação de professores Cirandar: rodas de investigação na escola, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na região de Bagé, no Rio Grande do Sul, durante o período de agosto de 2020 a abril de 2021. No relato, visamos mostrar alguns aspectos deste processo de autoformação, a partir de cartas recebidas por e-mail da coordenação do projeto, orientando a escrita das cartas dos participantes. Iniciando pela primeira carta, com a apresentação dos integrantes do grupo; a segunda carta, sobre os temas de interesse para estudo e discussões sobre os desafios da docência e da adaptação ao modo remoto de trabalhar; e na terceira carta, uma discussão teórica sobre aprendizagem ativa que finaliza com algumas considerações sobre as aprendizagens promovidas por esse processo formativo.  Destaca-se, nessa edição do Cirandar, o acolhimento por meio da liberdade de escrita sobre os sentimentos nesse período, a reflexão provocada pelos questionamentos feitos pelos pares de leitura e o espaço para pensarmos sobre nós mesmos e a profissão docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia von Frühauf Firme, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé, Rio Grande do Sul

Doutora e mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, graduada em Ciências Habilitação Química pela FURG. Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA  onde trabalha com a Formação de Professores e Ensino de Ciências e Química.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Comunidades Aprendentes. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antonio. Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A formação acadêmico-profissional: compartilhando responsabilidades entre universidades e escolas. In: XIV ENDIPE. Porto Alegre, RS, 2008.

FELDER, Richard M.; BRENT, Rebecca. Active learning: An introduction. January 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/242102584. Acesso em: 25 de mar. 2021.

IZQUIERDO, I. Memória. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

MELLO, Elena Maria Billig; SALOMÃO DE FREITAS, Diana Paula. Formação acadêmico- profissional de professores(as). Formação Docente, Belo Horizonte, v. 11, n.20, jan./abr. 2019. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/

rbpfp/article/view/215/199. Acesso em: 23 mar. 2021.

MOREIRA, M.A. (2005). Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: Instituto de Física, UFRGS. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf .

Acesso: 20 mar. 2021.

MOREIRA, Marco Antonio. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e Aprender a aprender criticamente. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. v.4 n1 p.2-17, Abril 2011. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso: 20 mar. 2021.

MORIN, Edgar. Um festival de incerteza. Sem Fronteiras. 1 de Junho de 2020. Disponível em: https://www.insurgencia.org/blog/edgar-morin-um-festival-de-incerteza Acesso: 18 mar. 2021.

ZWICKER, Melanie Retz Godoy dos Santos. A aprendizagem ativa e o cérebro: contribuições da neurociência para uma nova forma de educar. In: SANTOS, Célia Maria Retz Godoy dos; FERRARI, Maria Aparecida (org.) Aprendizagem ativa: contextos e experiências em comunicação. Bauru: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017. p.49-74. Disponível em: www.faac.unesp.br/#!/publicacoes/. Acesso: 25 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Firme, M. von F. (2021). O abalo das certezas pela pandemia de Covid-19. Extensão Em Foco, (25). https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81244

Edição

Seção

Relato de Experiência