Iniciação à docência em Física inspirada no ensino por investigação

Autores

  • Guilherme Henrique Correia Domingues Licenciando em Ciências Exatas, Universidade Federal do Paraná - campus avançado Jandaia do Sul.
  • William Junior Nascimento Doutor. Docente, Universidade Federal do Paraná - campus avançado Jandaia do Sul.
  • Marcelo Valério Doutor. Docente, Universidade Federal do Paraná - campus avançado Jandaia do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i19.63871

Palavras-chave:

educação científica, trabalho e energia, formação de professores.

Resumo

Os limitados resultados da educação científica e, em especial, do ensino de Física, explicam-se, em parte, pelas carências na formação específica de professores na área. Os processos de iniciação à docência sofrem para conectar as teorias pedagógicas a uma realidade escolar depauperada, e isso desafia ainda mais a transposição dos conteúdos de referência em vivências cativantes para os alunos. Este artigo narra uma experiência de iniciação docente de um licenciando em Física, por ocasião de sua participação em um projeto de extensão universitária, e as reflexões decorrentes. Relata-se sua inspiração por um referencial pedagógico e se apresenta o planejamento didático e a descrição de seis aulas sobre “Trabalho e Energia” para uma turma de primeiro ano do ensino médio, na perspectiva do “ensino por investigação”.

Downloads

Publicado

2019-07-02

Como Citar

Domingues, G. H. C., Nascimento, W. J., & Valério, M. (2019). Iniciação à docência em Física inspirada no ensino por investigação. Extensão Em Foco, (19). https://doi.org/10.5380/ef.v0i19.63871

Edição

Seção

Relato de Experiência