INFLUÊNCIA DA MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO NO DESEMPENHO DE DOCENTES E DISCENTES DE ESCOLAS EM SÃO LUÍS-MA
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i17.58714Palavras-chave:
Condicionador de ar, Conforto térmico, Plano de manutençãoResumo
A ausência do conforto térmico influencia diretamente os níveis de concentração de alunos e professores, acarretando consequências como a diminuição do desempenho e da produtividade. Neste contexto, a climatização dos locais de aprendizagem tornou-se essencial para melhorar os índices de educação do ensino médio, sobretudo nos estados do Nordeste onde as temperaturas podem alcançar médias de temperaturas anuais de 28°C. Desta forma, os equipamentos utilizados na refrigeração devem está em boas condições de funcionamento para além de garantir o conforto térmico não prejudicar a saúde dos docentes e discentes. Sendo assim, a estruturação da manutenção destes equipamentos através elaboração de planos periódicos serve para garantir o conforto térmico com eficiência energética. Por consequência, este trabalho tem como objetivo avaliar a condição dos equipamentos de refrigeração de três escolas de nível médio de São Luís através da metodologia de elaboração de estratégias de manutenção, além da aplicação de questionários para avaliar a influência do conforto térmico no desempenho e produtividade dos envolvidos. Após a estruturação da manutenção dos equipamentos e consequente melhoria das condições de conforto térmico observou-se que para 76% dos alunos entrevistados houve melhora no desempenho dos professores, para 83 % dos alunos houve melhoria de suas produtividades e para 98% houve melhoria da concentração em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional