FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O GRUPO DE ESTUDOS “ENSINO DE HISTÓRIA”

Autores

  • Nadia G. Gonçalves UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i4.24910

Palavras-chave:

grupo de estudos, ensino de história, formação inicial e continuada

Resumo

Neste trabalho discute-se uma iniciativa de formação inicial e continuada de professores de história para a educação básica, o grupo de estudos “Ensino de história”, que agrega graduandos dos cursos de Pedagogia e História e professores em exercício. Seu objetivo é discutir fundamentos teórico-metodológicos do ensino de história e possibilidades de usos de materiais didáticos e documentos no ensino de história. A proposta do grupo de estudos funda-se na necessidade de refletir a respeito da função da escola e do ensino de história na escola, no mundo contemporâneo, e dos dilemas que envolvem esses temas, trazidos para a especificidade local; e de problematizar e discutir o uso de fontes primárias no ensino de história, conforme contribuições de Suzanne Citron, Gemma Traveria, Philippe Perrenoud e Pierre Bourdieu, principalmente. 

Biografia do Autor

Nadia G. Gonçalves, UFPR

Licenciada, especialista e mestre em História (Unesp-Assis) e doutora em Educação (USP). Professora adjunta da UFPR – Departamento de Teoria e Prática de Ensino. UFPR, Setor de Educação, DTPEN, Rua General Carneiro, 460, Ed. D.Pedro I, 5º andar, sala 501, 80060-150, Curitiba (PR), (41) 3360-5383/5149, nadiagg@ufpr.br

Downloads

Como Citar

Gonçalves, N. G. (2009). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O GRUPO DE ESTUDOS “ENSINO DE HISTÓRIA”. Extensão Em Foco, (4). https://doi.org/10.5380/ef.v0i4.24910

Edição

Seção

Relato de Experiência