Open Journal Systems

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O GRUPO DE ESTUDOS “ENSINO DE HISTÓRIA”

Nadia G. Gonçalves

Resumo


Neste trabalho discute-se uma iniciativa de formação inicial e continuada de professores de história para a educação básica, o grupo de estudos “Ensino de história”, que agrega graduandos dos cursos de Pedagogia e História e professores em exercício. Seu objetivo é discutir fundamentos teórico-metodológicos do ensino de história e possibilidades de usos de materiais didáticos e documentos no ensino de história. A proposta do grupo de estudos funda-se na necessidade de refletir a respeito da função da escola e do ensino de história na escola, no mundo contemporâneo, e dos dilemas que envolvem esses temas, trazidos para a especificidade local; e de problematizar e discutir o uso de fontes primárias no ensino de história, conforme contribuições de Suzanne Citron, Gemma Traveria, Philippe Perrenoud e Pierre Bourdieu, principalmente. 

Palavras-chave


grupo de estudos; ensino de história; formação inicial e continuada

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i4.24910