ROBÓTICA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO TECNOLÓGICA

Autores

  • Antonio Cesar Germano Martins Unesp
  • Alexandre da Silva Simões Unesp
  • Ronaldo Carrion Unesp
  • Kauê Cruz Silva Unesp
  • Raquel Martins Montagnoli Unesp

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i4.24909

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem, robótica, inclusão tecnológica

Resumo

Este artigo discute as contribuições que projetos de extensão envolvendo robótica podem trazer para o processo de ensino-aprendizagem e apresenta uma abordagem acessível para a sua utilização a partir da 
construção de um robô de baixo custo não baseado em sistemas eletrônicos. Ao final, são apresentados resultados de implementações já realizadas pelos autores.

Biografia do Autor

Antonio Cesar Germano Martins, Unesp

Doutor em Engenharia. Professor da Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Campus de Sorocaba. Coordenador do Projeto de Extensão “Impetus”, financiado pela Pró-Reitoria de Extensão da Unesp. Av. 3 de Março, 511, Alto da Boa Vista, 18087-180, Sorocaba (SP), (15) 3238-3417, amartins@sorocaba.unesp.br

Alexandre da Silva Simões, Unesp

Doutor em Engenharia. Professor da Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Campus de Sorocaba.

Ronaldo Carrion, Unesp

Doutor em Engenharia. Professor da Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Campus de Sorocaba.

Kauê Cruz Silva, Unesp

Aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Campus de Sorocaba. Bolsista da Pró-Reitoria de Extensão da Unesp.

Raquel Martins Montagnoli, Unesp

Aluna do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Campus de Sorocaba. Bolsista
da Pró-Reitoria de Extensão.

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Como Citar

Martins, A. C. G., Simões, A. da S., Carrion, R., Silva, K. C., & Montagnoli, R. M. (2009). ROBÓTICA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO TECNOLÓGICA. Extensão Em Foco, (4). https://doi.org/10.5380/ef.v0i4.24909

Edição

Seção

Relato de Experiência