INTERDISCIPLINARIDADE EM AÇÃO: A COMUNICAÇÃO COMO AGENTE DE POTENCIALIZAÇÃO DO PERFIL EMPREENDEDOR NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E GESTÃO

Autores

  • Roberto Gondo Macedo
  • Rosana Catarina Rodrigues Lima
  • Zilá de Souza Lima Gunzburger

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i4.24883

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, comunicação, comunicação mercadológica, imagem corporativa

Resumo

Os princípios interdisciplinares contemporâneos propiciam ao discente a estrutura organizacional educacional, dinamismo e flexibilidade para o desenvolvimento de práticas de ensino, principalmente no âmbito do ensino superior. O presente artigo objetiva descrever a importância dessa prática presente em diversas áreas do conhecimento, mas com direcionamento para a área de comunicação como um eixo norteador nas interpretações e análise de cenários macro e microssociais. Para exemplificar a aplicabilidade da prática interdisciplinar é utilizada como análise de caso intrínseco, uma IES localizada na região do ABC Paulista, estado de São Paulo, mais precisamente no trânsito da comunicação nos cursos de educação e gestão. Os aspectos de interação, potencialização das práticas de ensino, fatores facilitadores de aplicação e limitadores de implantação são abordados, com o objetivo de fornecer métricas que podem ser analisadas e implantadas em demais IES regidas pelas normatizações brasileiras. 

Biografia do Autor

Roberto Gondo Macedo

Doutorando em Comunicação Social Umesp, Mestre em Administração. Docente dos cursos de especialização da Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie / Faculdade de Mauá (Fama). Diretor Editorial da rede nacional POLITICOM. 
roberto.macedo@mackenzie.br

Rosana Catarina Rodrigues Lima

Mestre em Educação Matemática pela PUC – SP. Faculdade de Mauá (Fama). catarinarosana@uol.com.br 

Zilá de Souza Lima Gunzburger

Especialista em Gestão Educacional pela Unicamp – SP. Faculdade de Mauá (Fama). zis_lima@uol.com.br

Downloads

Como Citar

Macedo, R. G., Lima, R. C. R., & Gunzburger, Z. de S. L. (2009). INTERDISCIPLINARIDADE EM AÇÃO: A COMUNICAÇÃO COMO AGENTE DE POTENCIALIZAÇÃO DO PERFIL EMPREENDEDOR NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E GESTÃO. Extensão Em Foco, (4). https://doi.org/10.5380/ef.v0i4.24883

Edição

Seção

Dossiê - Comunicação