A linha de História da Educação nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu

Authors

Keywords:

História da Educação Básica, Escola Básica, Linhas de Pesquisas, Pós-Graduação Stricto Sensu.

Abstract

O artigo aborda a importância do campo de estudo da História da Educação Básica para a área da Educação, objetivando apresentar e discutir a importância da linha “História da Educação Básica-NEB-PPEB”. Para tanto, é feito um apanhado sobre a conceituação e o histórico da constituição das linhas de pesquisas. Aliado a isso, é feita a demonstração de como esses cursos estão distribuídos pelo território nacional. Bem como, é discutido a importância das linhas de pesquisas para o crescimento da pesquisa e o aumento dos programas de pós-graduação (PPGs), utilizando como referência a linha de pesquisa da História da Educação (HE) como exemplo. E, por fim, é apresentado o histórico da criação da linha de pesquisa “História da Educação Básica” do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA), evidenciando as problemáticas envolvidas na construção de uma linha de pesquisa na área de HE e apresentando perspectivas da linha de “História da Educação na Amazônia” como parte do projeto de educação nacional.

Author Biographies

Vivian Silva Lobato, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (2001), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Pós-doutorado pela Fundação Carlos Chagas (FCC)-São Paulo. Atualmente é professora de ensino superior da Universidade Federal do Pará-UFPA. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). Membro da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente (CIERS-ed) . É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Violência nas Escolas. Vice-líder do Laboratório de Pesquisa em Memória e História da Educação (LAPEM). Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa Centro de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação - CIERS-ed. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, memória, violência nas escolas, formação docente e profissionalidade docente.

Renato Pinheiro Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pedagogo. Doutor em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa HISTEDBR_SECÇÃO ALTAMIRA-PA. Professo da UFPA/Campus de Altamira-Pa/ Programa de Pós-Graduação PROFHISTORIA-UFPA/ Programa de Pós-Graduação PPEB-UFPA.

Maria José Aviz Rosário, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e Pós - Doutorado, na Universidade Católica de Brasília (2017). É professora do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica- NEB ? UFPA, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação em Licenciaturas da UFPA e no Programa de Pós - Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB. É colaboradora da Universidade Estadual de Campinas, coordenando o grupo de estudos e pesquisa HISTEDBR -PA e, é membro da Sociedade Brasileira de História da Educação ? SBHE, é representante da UFPA no Fórum Municipal de Educação de Ananindeua-PA e Coordenadora do Programa de Conexões de Saberes-UFPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história e memória da educação, historiografia da educação brasileira, história da organização e democratização da educação básica, história da política e legislação da educação básica, história das ações afirmativas e história juventude e educação.

Published

2023-12-06

How to Cite

Lobato, V. S., Costa, R. P., & Rosário, M. J. A. (2023). A linha de História da Educação nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Educar Em Revista, 39, e87494. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87494

Issue

Section

DOSSIÊ Histórias da Educação na Pan-Amazônia: sociedades, culturas, tempos e espaços