A prática docente no contexto da sala de aula frente às reformas curriculares

Autores

  • Giseli Barreto da Cruz

Palavras-chave:

teaching practice, curriculum reform, teacher’s role, prática docente, reforma curricular, papel do professor

Resumo

No presente texto, busco refletir acerca da importante posição a ser assumida
pelos professores nos processos que desencadeiam reformas curriculares.
Tendo em vista que a implementação de propostas voltadas para o contexto
da sala de aula depende diretamente do papel exercido pelo professor, chamo
atenção para a necessidade do seu protagonismo desde a fase da concepção.
Para tanto, organizo a argumentação em dois grandes pontos: no primeiro,
discuto o lugar historicamente ocupado pelo docente no decorrer das reformas,
recorrendo à perspectiva defendida e experimentada pelo inglês Lawrence
Stenhouse, baseada na crença na capacidade de os professores se desenvolverem
profissionalmente com base na pesquisa, desenvolvendo currículo.
No segundo ponto, procuro evidenciar que a prática docente se constitui em
um exercício que transcende a dimensão técnica, não podendo ser assumida
tão-somente como o atendimento às prescrições curriculares desenvolvidas
por outros. Recorro, nesse ponto, ao pensamento de autores como Gauthier
e Mellouki, Giroux, Vorraber Costa e Moreira para demarcar o caráter de
mediação que marca a prática docente em sala de aula.

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Publicado

2007-08-23

Como Citar

Cruz, G. B. da. (2007). A prática docente no contexto da sala de aula frente às reformas curriculares. Educar Em Revista, 23(29), p. 191–205. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8676

Edição

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