A prática docente no contexto da sala de aula frente às reformas curriculares
Palavras-chave:
teaching practice, curriculum reform, teacher’s role, prática docente, reforma curricular, papel do professorResumo
No presente texto, busco refletir acerca da importante posição a ser assumida
pelos professores nos processos que desencadeiam reformas curriculares.
Tendo em vista que a implementação de propostas voltadas para o contexto
da sala de aula depende diretamente do papel exercido pelo professor, chamo
atenção para a necessidade do seu protagonismo desde a fase da concepção.
Para tanto, organizo a argumentação em dois grandes pontos: no primeiro,
discuto o lugar historicamente ocupado pelo docente no decorrer das reformas,
recorrendo à perspectiva defendida e experimentada pelo inglês Lawrence
Stenhouse, baseada na crença na capacidade de os professores se desenvolverem
profissionalmente com base na pesquisa, desenvolvendo currículo.
No segundo ponto, procuro evidenciar que a prática docente se constitui em
um exercício que transcende a dimensão técnica, não podendo ser assumida
tão-somente como o atendimento às prescrições curriculares desenvolvidas
por outros. Recorro, nesse ponto, ao pensamento de autores como Gauthier
e Mellouki, Giroux, Vorraber Costa e Moreira para demarcar o caráter de
mediação que marca a prática docente em sala de aula.
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