Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira

Autores

Palavras-chave:

Cultura Popular, Memória, Pedagogias Decoloniais, Amazônia

Resumo

Neste artigo analisamos as memórias profissionais de docentes da educação básica que em sua prática pedagógica relacionam conhecimento escolar e cultura popular no contexto da complexidade sociocultural da Amazônia brasileira. Além de exercerem o magistério, os sujeitos da pesquisa são produtores de cultura popular, engajados em manifestações artísticas de minorias sociais da região amazônica. Metodologicamente, as memórias narradas pelos/as professores/as foram apreendidas com base nas orientações da história oral e a análise se fundamenta no pensamento decolonial. A pesquisa concluiu que a escola é atravessada pelo fenômeno da colonialidade e, consequentemente, regida por uma epistemologia monocultural que marginaliza os conhecimentos produzidos pelas populações que foram vítimas do colonialismo. Entretanto, contraditoriamente, os protagonistas da pesquisa, com suas vivências no âmbito da cultura popular, colocam em questão os conhecimentos socializados nesta instituição e, mediatizados pelo diálogo com os saberes produzidos no território amazônico, ampliam os conceitos de arte e estética, denunciam práticas racistas e patriarcais e criticam a exploração do trabalho humano e da natureza no capitalismo.

Biografia do Autor

Albert Alan de Sousa Cordeiro, Universidade Federal do Amapá

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação, Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amapá-Campus Santana.

Sônia Maria da Silva Araújo, Universidade Federal do Pará

Docente titular pela Universidade Federal do Pará (UFPA), atua como professora visitante desta instituição. Fez pós-doutorado em pós-colonialismo e cidadania global no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (2007-2008). É doutora em Educação, Cultura e Organização (USP, 2002), mestra em Educação (USP, 1997), Especialista em Educação e Problemas Regionais (UFPA, 1989) e graduada em Pedagogia (UFPA, 1986). Orienta Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED).

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Cordeiro, A. A. de S., & Araújo, S. M. da S. (2023). Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira. Educar Em Revista, 39, e85819. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85819

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