Mediações emergentes de uma rede sociomaterial:
articulação interdependente na produção de um game na licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.85514Palabras clave:
Jogos digitais. Formação de professores. Teoria Ator-Rede. Mediações. Projeto de jogos.Resumen
Neste artigo identificamos e discutimos mediações produzidas durante o planejamento e construção de um jogo digital por licenciandos em Física em uma unidade curricular de uma universidade pública brasileira. A produção de dados empíricos foi realizada a partir de observações de campo e da elaboração de relatórios pelos licenciandos durante uma Pesquisa-Ação. Sistematizamos nossas fontes de informações a partir de uma codificação aberta no software ATLAS.ti e esse resultado foi discutido sob os aportes da Teoria Ator-Rede e de jogos digitais. Constatamos que o processo de se projetar e construir de um jogo digital é produtor de mediações que envolvem discutir, negociar, decidir, assumir papéis e trabalhar colaborativamente de maneira articulada e interdependente.Citas
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