Mediações emergentes de uma rede sociomaterial:

articulação interdependente na produção de um game na licenciatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.85514

Palabras clave:

Jogos digitais. Formação de professores. Teoria Ator-Rede. Mediações. Projeto de jogos.

Resumen

Neste artigo identificamos e discutimos mediações produzidas durante o planejamento e construção de um jogo digital por licenciandos em Física em uma unidade curricular de uma universidade pública brasileira. A produção de dados empíricos foi realizada a partir de observações de campo e da elaboração de relatórios pelos licenciandos durante uma Pesquisa-Ação. Sistematizamos nossas fontes de informações a partir de uma codificação aberta no software ATLAS.ti e esse resultado foi discutido sob os aportes da Teoria Ator-Rede e de jogos digitais. Constatamos que o processo de se projetar e construir de um jogo digital é produtor de mediações que envolvem discutir, negociar, decidir, assumir papéis e trabalhar colaborativamente de maneira articulada e interdependente.

Biografía del autor/a

Marcio Roberto de Lima, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em seu Departamento de Ciências da Educação (Deced) e no Programa de Pós-Graduação Processos Socioeducativos e Praticas Escolares (PPEDU - Mestrado em Educação).

Silvania Sousa do Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Didactique des Disciplines (Université Pierre et Marie Curie, França, 1999), Professora Tutular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2025-08-12

Cómo citar

Lima, M. R. de, & Nascimento, S. S. do. (2025). Mediações emergentes de uma rede sociomaterial:: articulação interdependente na produção de um game na licenciatura. Educar Em Revista, e85514. https://doi.org/10.1590/1984-0411.85514

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