O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica

Authors

Keywords:

Relação com o saber, Letramento Acadêmico, Relação com a Escrita.

Abstract

O artigo discute tendências dominantes na relação de estudantes dos Programas de Educação Tutorial (PET) de uma universidade federal brasileira com o saber escrever, a fim de conhecer os móbeis e sentidos que configuram tal relação e os guiam na apropriação das práticas de letramento acadêmico. Apoia-se na abordagem da relação com o saber de Bernard Charlot e da relação com a escrita de Barré-de-Miniac, bem como no modelo dos letramentos acadêmicos discutido por Lea e Street. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 26 estudantes de graduação e bolsistas do referido programa, sendo 12 do grupo de PET de Pedagogia e os outros 14 de vários cursos da mesma universidade. Três tipos ideais de relação com o saber escrever, formulados a partir dos posicionamentos dos estudantes sobre o aprender a escrever, permitiram identificar e analisar as tendências dominantes e, por conseguinte, os móbeis e sentidos que perpassam a referida relação: base para o futuro, suprimento de necessidades e marca de participação.

Author Biography

Messias Dieb, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Educação pela UFC (2007), com pós-doutorado na área da Educação, em 2015, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot (Univ. Paris 8), e também pela Universidade da Califórnia em Santa Barbara - Estados Unidos (UCSB), em 2016, sob a supervisão do Prof. Dr. Charles Bazerman (financiamento: Bolsa CAPES - Processo BEX 0602/15-9).

Published

2023-12-05

How to Cite

Dieb, M. (2023). O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica. Educar Em Revista, 39, e83560. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83560

Issue

Section

Demanda Contínua