Escolarização, adolescência e a ubiquidade do entretenimento: práticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil

Authors

Keywords:

Escolarização, Ensino Médio, Entretenimento, Adolescência, Brasil.

Abstract

O presente estudo busca descrever os deslocamentos nas práticas curriculares direcionadas escolarização de adolescentes no sul do Brasil. Ao interrogar pela infraestrutura dessas práticas, foram descritos os propósitos formativos, as racionalidades orientadoras e as disposições formativas que reelaboram o conceito de aula. O corpus empírico que referenciou este estudo é constituído por um conjunto de oito entrevistas episódicas realizadas com professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio. Em uma sociedade em permanente transformação, na qual as subjetividades destes estudantes e suas relações com a escola recebem um novo conjunto de investigações, os modelos de inovação educativa que são intensamente difundidos estão alicerçados em processos de estetização pedagógica. Neste contexto, pode-se concluir que as pedagogias emergentes para a escola dos adolescentes, especificamente no Ensino Médio, são regidas por duas racionalidades orientadoras: uma atrelada à gestão das aprendizagens na direção do desempenho em testes padronizados, outra sintonizada com estratégias criativas, interativas e divertidas com foco na ubiquidade do entretenimento.

Author Biography

ROBERTO RAFAEL DIAS DA SILVA, UNISINOS

Doutor em Educação. Professor do Programa de Póa-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Published

2022-12-21

How to Cite

SILVA, R. R. D. D. (2022). Escolarização, adolescência e a ubiquidade do entretenimento: práticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil. Educar Em Revista, 38. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82275

Issue

Section

Dossiê Sujeito e Conhecimento: articulações em contextos de formação e atuação docente