Percepções nietzschianas sobre a Gestão Democrática Escolar: uma conjunção teórica possível

Authors

Keywords:

Educação. Democracia. Gestão Democrática. Nietzsche.

Abstract

O presente estudo tem como objetivo geral compreender as críticas construídas por Friedrich Nietzsche à democracia e suas relações com a Gestão Escolar Democrática no Brasil. E como específicos: contextualizar a democracia quanto ao seu conceito e história; interpretar os princípios democráticos sob o enfrentamento do pensamento nietzschiano; analisar a Gestão Escolar Democrática brasileira sob a perspectiva nietzschiana. Ler, compreender e relacionar as ideias sobre a Gestão Escolar Democrática, apresentadas nos estudos bibliográficos e documentais, com as críticas de Nietzsche sobre a democracia, necessitou de um percurso metodológico singular. Em cada momento da pesquisa, a metodologia revelou não somente interpretações abstratas, mas uma realidade escolar que necessita ser constantemente reanalisada, em decorrência das contradições políticas e institucionais que afetam diretamente a democracia. Mesmo amparada legalmente, a gestão escolar historicamente vem sendo moldada conforme os princípios democráticos burgueses, adaptada a um viés meritocrático que espelha o ressentimento de uns e o júbilo de outros.

Published

2022-12-21

How to Cite

Macêdo Maciel, C. C., & da Silva Ribeiro Miki, P. (2022). Percepções nietzschianas sobre a Gestão Democrática Escolar: uma conjunção teórica possível. Educar Em Revista, 38. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74456

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