O vôo da águia: reflexões sobre método, interdisciplinaridade e meio ambiente

Autores

  • Paula Brügger

Palavras-chave:

meio ambiente, interdisciplinaridade, método, epistemologia, cientificidade, linguagem, environment, interdisciplinary knowledge, method, epistemology, science, language

Resumo

Neste artigo discute-se a inter-relação entre método, interdisciplinaridade e meio ambiente, fazendo dialogar autores provenientes de áreas distintas e enfocando diferentes premissas relativas às possibilidades e limites de abordagens interdisciplinares do conhecimento. São discutidas as inextricáveis interconexões entre método científico, cientificidade, objetividade e a fragmentação do conhecimento na tradição filosófica ocidental, ou seja, de que forma a disciplinaridade foi não apenas o meio, mas o próprio alicerce sobre o qual o conhecimento foi erigido no Ocidente. Faz-se uma reflexão sobre diferentes formas de conhecer e construir conhecimento e sobre a necessidade de busca de novos paradigmas e racionalidades para trilhar o caminho da interdisciplinaridade. Aponta-se a importância de conjugar os pressupostos filosóficos presentes em diferentes teorias sistêmicas à epistemologia, como ponto de partida nas caminhadas inter e transdisciplinares. Destaca-se também a importância de, nesse caminhar, resgatar as dimensões políticas, éticas, estéticas e outras que foram banidas do corpus formal do conhecimento científico. Finalmente argumenta-se que, na construção de trajetórias interdisciplinares, a própria linguagem deverá ser revista na medida em que ela reflete uma estrutura de pensamento que primou pelas dicotomias, o que já tende a predeterminar uma certa relação com o conhecimento e, portanto, com o próprio entorno.

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Publicado

2006-10-20

Como Citar

Brügger, P. (2006). O vôo da águia: reflexões sobre método, interdisciplinaridade e meio ambiente. Educar Em Revista, 22(27), p. 75–91. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6468

Edição

Seção

Dossiê Temático