O estágio supervisionado na formação do professor de Filosofia

Autores

  • Stania Nagila Vasconcelos Carneiro Unicatolica CENTRO UNIVERSITARIO CATOLICA DE QUIXADA UECE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Elisangela André da Silva UNILAB Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Palavras-chave:

Estágio. Ensino de Filosofia. Formação docente.

Resumo

Os estudos sobre a formação docente nos cursos de licenciatura tem sido objeto de estudo no campo da educação. A defesa do professor intelectual, crítico e reflexivo nem sempre tem considerado a contribuição da Filosofia na elaboração dos seus princípios. O objetivo desta pesquisa é analisar a compreensão dos alunos acerca do Estágio no decorrer do curso de licenciatura.Optou-se, metodologicamente, pela abordagem qualitativa, a revisão bibliográfica, a pesquisa de campo e a análise de conteúdo. A pesquisa de campo consultou dez estudantes de Licenciatura em Filosofia da turma de Prática de Ensino da Universidade Estadual do Ceará.O embasamento teórico para as análises dos dados ancorou-se nos estudos de Gallo (2008), Ghedin (2009), Severino (1994), Lima (2012), Pimenta e Lima (2004), dentre outros. Os resultados da pesquisa revelaram que o Estágio é um dos momentos mais significativos do curso universitário, pois possibilita ao aluno a vivência, na prática,dos ensinamentos teóricos e o contato com a realidade da profissão docente. Cada graduando tem um conceito e um significado para tal vivência, que influenciará, como passo inicial no exercício do magistério e na construção de sua identidade professoral.

Biografia do Autor

Stania Nagila Vasconcelos Carneiro, Unicatolica CENTRO UNIVERSITARIO CATOLICA DE QUIXADA UECE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

PÓS DOUTORA EM ENSINO DA LINGUA E LITERACIAS PELA UMINHO - PORTUGAL;

POS DOUTORA EM PESQUISA E DOCENCIA UNIVERSITARIA PELA IUNIR - ARGENTINA

 DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA UFRS

DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE PÓS -GRADUAÇÃO DA UNICATOLICA

Elisangela André da Silva, UNILAB Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Faculdade Católica Rainha do Sertão.  http://lattes.cnpq.br/6038313468372950

Downloads

Publicado

2020-07-02

Como Citar

Nagila Vasconcelos Carneiro, S., & André da Silva, E. (2020). O estágio supervisionado na formação do professor de Filosofia. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61796

Edição

Seção

Demanda Contínua