Os escritos de Antonio Gramsci e obras de intérpretes em teses e dissertações sobre políticas educacionais (2000-2010)

Autores/as

Palabras clave:

Antonio Gramsci, Produção Acadêmica, Políticas Educacionais

Resumen

Neste artigo, analisa-se a bibliografia de Antonio Gramsci e intérpretes mobilizada por pós-graduandos que adotaram o pensamento do autor em seus trabalhos. Foram selecionadas 32 teses e dissertações, produzidas em programas de pós-graduação em Educação no período de 2000-2010, cujos resumos indicam a presença de Gramsci no referencial teórico utilizado. Realizou-se pesquisa documental e bibliográfica, com o objetivo de mapear os escritos de Gramsci e de intérpretes de seu pensamento mencionados no decorrer do texto e nas referências. Constatou-se que os pós-graduandos, para a compreensão do pensamento de Gramsci, apoiaram-se na obra do próprio autor e na de seus intérpretes. No que se refere aos escritos de Gramsci, os autores dos trabalhos analisados citaram tanto a edição temática como a edição dos anos de 1990 dos Cadernos do Cárcere. Os textos Concepção dialética da história e Os intelectuais e a organização da cultura, da edição temática, foram os dois mais citados. Entre os intérpretes, Carlos Nelson Coutinho foi o mais mencionado. Conclui-se que a presença de ideias e conceitos gramscianos em trabalhos sobre políticas educacionais deve ser acompanhada de uma cuidadosa atenção ao referencial bibliográfico do e sobre o autor, e que é importante, dados os limites da edição temática, que o pensamento de Gramsci seja estudado com base na edição dos anos de 1990 ou na edição crítica italiana.

Biografía del autor/a

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professora de graduação e pós-graduação do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo. Desenvolve pesquisas em política educacional e gestão escolar.

Carmen Sylvia Vidigal Moraes, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa sobre Trabalho e Educação.

Publicado

2018-12-14

Cómo citar

Jacomini, M. A., & Moraes, C. S. V. (2018). Os escritos de Antonio Gramsci e obras de intérpretes em teses e dissertações sobre políticas educacionais (2000-2010). Educar Em Revista, 34(72), p. 209–230. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59345

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