Senso comum e Ciência: uma análise hermenêutica e epistemológica do senso comum de oposição

Autores

  • Ivan Penteado Dourado Universidade de Passo Fundo/ Professor

Palavras-chave:

Senso Comum, Hermenêutica, Ciência Moderna, Epistemologia.

Resumo

O senso comum é um conceito polissêmico, muito citado nas pesquisas educacionais,
mas pouco problematizado em relação aos seus desdobramentos na produção de conhecimento científico. A escolha desta definição pode revelar também como se entende a produção do conhecimento. No presente artigo, foi realizado um mapeamento das pesquisas educacionais produzidas sobre o tema do senso comum, em que uma parte das discussões sobre o senso comum é selecionada, reunindo autores que são identificados como pertencentes de uma mesma matriz de entendimento, ou seja, pensadores que opõem ciência e senso comum. Bourdieu, Nunes, Paty e Bachelard, juntamente com outros pensadores fundamentais sobre o tema, são recuperados
e analisados teoricamente. Proponho a análise desta categoria por meio de uma hermenêutica sociológica proposta por Boaventura de Sousa Santos, objetivando analisar as consequências sociais para a manutenção dessa postura para a ciência atual. Utilizando a metodologia de revisão bibliográfica, pela perspectiva analítica da árvore conceitual, será possível responder a seguinte problemática: quais os desdobramentos epistemológicos na produção de conhecimento quando as pesquisas optam pela adoção de referências que trabalham com o senso comum como conhecimento oposto ao pensamento científico? As principais conclusões da pesquisa analítica são que o afastamento do conhecimento científico produzido pela sociedade e um conjunto de dificuldades que as ciências sociais possuem ao realizar essa ruptura estariam perfeitamente representadas nas posturas de oposição que esses teóricos mantêm vivas em suas discussões.

Biografia do Autor

Ivan Penteado Dourado, Universidade de Passo Fundo/ Professor

Graduado em Ciências Sociais

Mestre em Ciências Sociais

Doutor em Educação

Downloads

Publicado

2018-08-15

Como Citar

Dourado, I. P. (2018). Senso comum e Ciência: uma análise hermenêutica e epistemológica do senso comum de oposição. Educar Em Revista, 34(70), p.213–229. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57154

Edição

Seção

Demanda Contínua