Tempo integral: tensões entre os tempos da escola e os tempos do corpo / Full-time: tensions between the school times and the body times
Palavras-chave:
Escola em Tempo Integral, Cronobiologia, Tempo Escolar, Relação com o saber / Full-Time School, Chronobiology, School Time, Relation to knowledgeResumo
Este artigo tem como objetivo ampliar o debate sobre o tempo escolar em tempo integral, ao evidenciar as tensões que envolvem os tempos da escola e os tempos do corpo. Tais tensões foram depreendidas da análise do material empírico, produzido em uma pesquisa que buscou compreender a relação que estudantes do Ensino Fundamental estabelecem com o saber na Escola em Tempo Integral. Os aportes teóricos estabelecem um diálogo entre os estudos de Bernard Charlot, sobre a relação com o saber, e estudos da cronobiologia escolar. O contexto do estudo são 06 escolas de uma rede municipal de educação e os sujeitos são estudantes do último ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio do balanço de saber e entrevistas. A análise teve como fio condutor a experiência do tempo vivenciada pelos sujeitos, no tempo integral. Os resultados evidenciam tensões entre os tempos da escola e os tempos do corpo nos modos de organizar as atividades (períodos matutino e vespertino); a distribuição delas ao longo do dia e o excesso de atividades que priorizam “a mente”, em detrimento do corpo, especialmente no primeiro dia da semana. As conclusões apontam para a necessidade de se considerar, no tempo integral, os tempos do corpo, aliado a uma perspectiva da educação integral superando a cisão corpo/mente, abarcando, assim, a multidimensionalidade do sujeito.
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This article seeks to broaden the debate on school time, at full time, through the highlight of the tensions surrounding the school times and the body times.Such tensions were inferred from the empirical material analysis produced in a study which sought to understand the relationship that elementary school students establish with the knowledge in the Full-Time School.The theoretical contributions establish a dialogue between the studies of Bernard Charlot, on the relation to knowledge, and studies of school chronobiology. The study context are 06 schools in an education municipal network and the subjects are students in their final year of elementary school. The data were collected through the balance of knowledge and interviews.The analysis had as its guiding the experience of time lived by the subjects in the full-time. The results show tensions between the school times and the body times in ways of organizing activities (morning and afternoon periods); their distribution throughout the day and the excess of activities that prioritize “the mind” at the expense of the body, particularly in the first day of the week.The conclusions point to the need to consider, in the full-time, the body times, combined with a perspective of integral education overcoming the division body/mind, covering thus the multidimensionality of the subject.
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