Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância

Autores/as

  • Magalis Bésser dorneles Schneider Universidade Federal de Goiás
  • Raquel de Almeida Moraes Universidade Federal de Brasília

Palabras clave:

Formação de Professores, Comunicação Emancipadora e Educação à Distância.

Resumen

O artigo apresenta o resultado da pesquisa sobre os processos comunicacionais na Política de Formação de Professores a distância na perspectiva dialógica, tomando como base empírica o curso de Pedagogia de um polo da Universidade Aberta do Brasil. O objetivo que norteou a pesquisa foi analisar o tipo de comunicação entre tutor e alunos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com abordagem dialética. Os resultados apontaram para a negação da comunicação como diálogo construtivo, crítico e emancipador. O discurso explícito foi o da contra-hegemonia capitalista, porém as práticas analisadas foram ideológicas, de falsa consciência, não expressando a superação da alienação. Como conclusão, pontua-se que a possibilidade de ocorrer uma comunicação emancipadora nos cursos de formação de professores somente será possível a partir de uma política de formação que articule teoria e prática, discurso e realidade numa construção coletiva do sentido da práxis que transforme e supere a hegemonia tecnicista, de gerenciamento e da massificação.

Biografía del autor/a

Magalis Bésser dorneles Schneider, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí, CAJ/UFG. Curso de Pedagogia. 

Publicado

2015-03-14

Cómo citar

Schneider, M. B. dorneles, & de Almeida Moraes, R. (2015). Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância. Educar Em Revista, 31(55), p. 307–321. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39421

Número

Sección

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