Nova proposta curricular para o Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná

Autores

  • José Alberto Pedra
  • Helena Wenzel Mosca de Carvalho
  • Evaldo Antonio Montiani Ferreira
  • Maria Dativa de Salles Gonçalves
  • Maria do Rosário Knechtel
  • Marina Zeni Guedes
  • Marisa Fernandes Nunes
  • Rosa Elisa Perrone de Souza
  • Roseli Cecília de Carvalho Baumel

Resumo

Em resposta à solicitação da Subsecretária de Desenvolvimento Acadêmico da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura à direção do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, foi formada uma Comissão local, com o objetivo de conseguir a emergência de propostas relativas à reformulação do Curso de Pedagogia e conexões dinâmicas entre este curso e os de Licenciatura. Essas propostas seriam apresentadas nos Seminários Regionais sobre Reformulação dos Cursos de Preparação de Recursos Humanos para a Educação. Indicados pelos Departamentos, os componentes da Comissão do Setor de Educação da UFPR. Dispuseram-se a dar continuidade e nova forma ao que já se constituía em preocupação e expectativa de docentes e alunos: o repensar a Educação e o comprometer-se com a formação de seus profissionais. Ao se estudar a preparação de recursos humanos, esteve sempre presente a idéia de que a questão representa parcela de uma problemática mais ampla e profunda: a Educação Brasileira, para cuja melhoria e fortalecimento se dirigem estas reflexões e proposições, na esperança de efetivas mudanças, concretizadoras de uma exigência que vem se manifestando em nível nacional. O documento adiante reproduzido é resultado desses estudos e preocupações do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Como Citar

Pedra, J. A., Carvalho, H. W. M. de, Ferreira, E. A. M., Gonçalves, M. D. de S., Knechtel, M. do R., Guedes, M. Z., … Baumel, R. C. de C. (1982). Nova proposta curricular para o Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná. Educar Em Revista, 2(2), p. 163–180. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36005

Edição

Seção

Documentos