Pela cidade, educabilidades (Príncipe, Rio Grande do Norte – século XIX)

Autores

  • Olivia Morais Medeiros Neta Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Cidade. Educabilidade. Sociabilidade.

Resumo

Esse trabalho tem como temática cidade e educabilidade e como objeto pedagogias da cidade no Príncipe no século XIX, a partir do qual objetiva­mos pela relação entre os espaços e as sociabilidades, mirar um conjunto de educabilidades constituídas por práticas sociais e valores da vida material e das elaborações simbólicas no Príncipe (atual cidade de Caicó, RN) no século XIX. O corpus documental para o estudo da pedagogia da cidade no Príncipe, no século XIX, é composto por fontes político- administrativas, eclesiásticas, cartoriais e judiciárias. Esse trabalho de história cultural da cidade, para a análise e interpretação das fontes, assenta-se no método indiciário, permitindo o apreço aos pormenores e a conciliação entre a racionalidade e a sensibilidade.

Biografia do Autor

Olivia Morais Medeiros Neta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduada em História com Mestrado em HIstória e Doutorado em Educação pela UFRN. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN.

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Publicado

2013-12-19

Como Citar

Medeiros Neta, O. M. (2013). Pela cidade, educabilidades (Príncipe, Rio Grande do Norte – século XIX). Educar Em Revista, 30(51), p. 209–226. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34082

Edição

Seção

Demanda Contínua